O alarmante crescimento da taxa de criminalidade entre os mais jovens e a impunidade imposta pela nossa legislação à estes são problemas cada vez mais presentes. A redução da maioridade penal tem sido apontada como uma solução, mas pouco é discutido sobre as consequências que esta medida pode trazer à longo prazo.
Em alguns países estrangeiros, como a Inglaterra, um infrator pode ser punido independentemente da idade -- o que é levado em conta é a índole e a consciência do criminoso sobre os seus atos. Mas ao que tudo indica, reduzir ou eliminar a maioridade penal traria resultados catastróficos por aqui.
O sistema carcerário brasileiro se mostra ineficiente e desestruturado para tal. E falta de infraestrutura é só um detalhe. Dentro das prisões os adolescentes terão contato com grandes criminosos e um péssimo ambiente. E fora de lá, poucas oportunidades, já que ex-presidiários são quase sempre mal vistos e estigmatizados pela sociedade. O índice de reincidência de vários crimes leva à conclusão de que a impunidade definitivamente não é a raiz do problema.
Eliminar ou reduzir a maioridade é uma medida imediatista incapaz de mudar pra melhor a situação de um adolescente envolvido no mundo do crime. É necessário um grande investimento em políticas sociais voltadas para essa faixa etária, com oportunidades de emprego e qualificação profissional, além de um investimento maciço em educação. O sistema carcerário também precisa de reparos para não expor os jovens à um ambiente doentio. Só com esses direitos assegurados é que se pode cogitar em punir jovens infratores.
Comentários do corretor
Seu texto está muito bom. Suas ideias são claras e objetivas. Porém,poderia ter usado melhor a irônia/críticas para enriquecer ainda mais seus argumentos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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