Até quando? - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 20/02/2013

Status:

Corrigida
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O Brasil precisa rever a legislação quando se trata da maioridade penal. Reduzir? Ter penas mais duras(Sistemas penitenciários rígidos) ? São perguntas feitas e que por enquanto estamos sem respostas.(formule melhor este a ideia deste período)

O que fazer com esses menores que infelizmente se sucumbem para a criminalidade? Se com 16 anos podem votar, em sua maioria já tiveram a primeira relação sexual, então já respondem a maioridade civil e porque não podem responder à criminal?

Dizer que um adolescente é responsável pelos seus atos criminais só com 18 anos na sociedade em que vivemos hoje não é possível, pois quando foi criada essa(a) lei que se refere ao artigo 228 da Constituição Federal de 1998 e pelo artigo 27 do Código Penal do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), o adolescente daquela época não é o mesmo de hoje já (que) se passou(passaram) 25 anos, houve(houveram) muitas mudanças na sociedade, a começar pelo acesso que se tem as drogas, armas e ao mundo do crime (que) é bem mais cedo infelizmente.

Quando vemos casos como o de 2007 do garoto João Hélio de 6 anos que não conseguiu sair do carro ficando preso pelo cinto de segurança e  arrastado pelas ruas até a morte e o caso de 2003 do casal de namorados Liana Friedenbach e Felipe Caffé que foram torturados e assassinados por Champinha, ambos os crimes executados e comandados por menores de idade, nós ficamos estarrecidos com tamanha crueldade.

Como pode adolescentes ter esse tipo de comportamento? Será que se a maioridade penal fosse reduzida para 14 ou 16 anos e ser(fosse) um pouco mais severa, esse quadro não mudaria? Talvez sim. É melhor tentar algo do que nada tentar.(formule melhor este período)

E a culpa é de quem? Da estrutura familiar em que vivem? Da sociedade? Ou das políticas públicas?

Soma-se as três, mas as políticas publicas(públicas) é a vencedora com sua falta de respeito a sociedade que a anos se prorroga, a sociedade em segundo por não exigir que as leis funcionem e em terceiro a família por não acompanhar o desenvolvimento de seu filho e procurar ajuda quando não consegue lidar com a situação.

Enquanto este País(letra minúscula) não compreender que o que pode mudar esse quadro de violência e criminalidade for à educação, infelizmente vamos conviver com esse circo de horrores que a cada dia piora.

Comentários do corretor


Seus argumentos são bons,porém seus períodos possui ideias confusas que compromentem todo o seu texto. Trabahe melhor as soluções para o problema. Tente ser mais persuasiva para o total convencimento do leitor. Atente-se aos erros de concordância e acentuação.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente