Educação e Apreensão X Liberdade - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 19/02/2013

Status:

Corrigida
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No Brasil não é difícil se achar um caso de menor infrator. Tanto no âmbito da violência como das drogas – ainda que, na maioria das vezes, uma coisa esteja ligada a outra. Impor mais regras ou diminuir a maioridade penal é muito mais fácil do que oferecer cursos dentro das “prisões”, outra medida para que o índice de “projetos de bandidos” diminuísse seria o planejamento familiar e porque não citar colégios públicos integrais.

Acolher os jovens infratores é a medida mais confortável para todos (ou quase todos), tanto para a polícia quanto para a vítima. Mas, e para o jovem apreendido? Isso precisa ser bom para ele também, pois de que adiantaria deter um jovem senão for para o bem dele? Se nesse ambiente não houver palestras, cursos, aulas, ele sairá pior do que entrou, e revoltado.

Até os quatorze anos de idade são crianças e não podem ser julgadas por seus atos, tem que se pensar nos motivos que levaram essa criança a cometer tal delito. Essa detenção precisa ser menor do que a dos presos maiores de idade sim, até porque a ideia é de que seja uma escola interna associada a uma clinica de auto-ajuda. Afinal, a personalidade destes ainda não está totalmente lapidada.

Se as autoridades preocupassem-se com quem nasce, as cidades com certeza não estariam abarrotadas de pessoas tendo filhos a todo momento sem nenhuma consciência. Colocar assistentes sociais para recolher menores infratores é muito mais fácil do que tirar os pais destes, da vida das drogas e/ou crime. Convenhamos que, o ditado, Filho de peixinho, peixinho é, até que faz sentido.

É claro que a partir de 16 anos não deve existir mais a “apreensão” e sim prisão o que não ajuda em nada, só torna a pessoa ainda mais violenta. Mas 16 anos é idade suficiente para o individuo ser considerado um adulto e responder sim pelos seus atos.

Em suma destaca-se a importância da criação de prisões que tenham auto-ajuda aos presos, aos menores infratores, que ainda estão lapidando sua personalidade. Não prende-los é o mesmo que dizer que eles estão no caminho certo, é preciso sim apreende-los e lapidá-los. Só trancá-los não adianta, é preciso uma educação associada a conselhos. 

Comentários do corretor


Você propôs ótimas e muitas soluções. Porém,não soube persuadir o leitor acerca de seu ponto de vista. Você demonstrou que conhece bem sobre o tema(assunto),mas poderia ter buscado utilizar características importantes de um texto dissertativo,sendo: uso de criticiade,persuasão(convencimento) do leitor,uso de dados históricos, irônias, predominância da 3° pessoa do plural,entre outros.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente