O problema dos menores infratores - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 18/02/2013

Status:

Corrigida
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    Nos últimos anos o número de menores infratores vem crescendo de forma significativa. A maioria envolvidos em assaltos a mão armada e tráfico de drogas. O que nos remete a questão da redução da maioridade penal brasileira.
     No Brasil, menores de 12 anos, são considerados inaptos a responder por seus atos, sendo  inimputáveis. Entre 12 a 18 anos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), prevê internação temporária, julgamento e então se forem considerados culpados são encaminhados para instituições de medidas socioeducativas.
      Muitos julgam que a punição prevista pela ECA é muito branda, e a impunidade leva os jovens a violência. Mas será que incluí-los no sistema cárcere brasileiro seria a solução?  Em um sistema falho como o de nosso país, com cadeias superlotadas e que não restituem o cidadão a sociedade, serviria apenas para agravar ainda mais o problema.
     O importante é indentificar que a desigualdade social, a pobreza, e a falta de acesso a educação, são as principais causas da violência. Um jovem que cresce em uma família desestruturada, com precárias condições de vida, com escolaridade insuficiente, e que não tem acesso a boas oportunidades de emprego, acabam escolhendo o caminho ilícito como forma de tentativa de mudar de vida.  
     A solução estão está em diminuir a desigualdade social, os níveis de pobreza, e em campanhas socioeducativas, com oportunidade de educação,  especialização, e introdução ao mercado de trabalho, para evitar a inserção do adolescente no mundo do crime, enquanto que reduzir a maioridade penal só serviria para criminalizar o jovem cada vez mais cedo.

Comentários do corretor


Trabalhe melhor suas ideias,argumente mais sobreso tema proposto. Ou seja, defenda melhor seu ponto de vista(tese) para o convencimento do leitor.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente