O que é certo e o que é crime - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 17/02/2013

Status:

Corrigida
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         O menor de idade participante de um homicídio, ou de outros crimes semelhantemente cruéis, é julgado pela Vara Da Infância e da Juventude e poderá ser internado em uma instituição de reeducação por, no máximo, três anos. Essa penalização é considerada extremamente injusta e inofensiva, levando em consideração que, por causa dele, vidas chegaram ao fim. A redução da maioridade penal vem sendo colocada na pauta de soluções para a criminalidade brasileira.

          Uma quantidade considerável de transgressões brutais à lei envolve a participação de jovens com idade inferior a 18 anos. Tendo consciência das ''leves'' penalidades, grandes criminosos utilizam crianças como ''testas de ferro'' para a realização de assassinatos e furtos.

          Em países de primeiro mundo, como os Estados Unidos e a Inglaterra, não existe idade mínima para a aplicação de penas. Entretanto, a realidade do Brasil é diferente. Se a idade limite não existir, chegaremos à época do ''berçário-prisão'', conforme ironiza Ariel de Castro Alves, advogado e membro do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

          Não existem comprovações de que, movidos pelo medo de um julgamento adulto - mais severo -, crianças e adolescentes cometam menos crimes, mas o fato é: com 16 anos de idade, as capacidades cognitivas de um indivíduo já estão suficientemente desenvolvidas para discernir entre o certo e o errado.

          Logo, uma solução justa seria a diminuição da maioridade penal para 16 anos de idade apenas em crimes hediondos, os quais não são perdoados por uma simples ressocialização, objetivando a diminuição de grandes atrocidades contra a sociedade.

           

Comentários do corretor


Trabalhe melhor sua tese,defenda-a. Proponha soluções eficazes e/ou válidas para o persuasão do leitor. Use crítica/irônias para o total convencimento do leitor acerca de seu ponto de vista


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente