Ação conjunta é a solução - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 15/02/2013

Status:

Corrigida
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Com o avanço das gerações, a abordagem de jovens para o mundo do crime tem crescido constantemente. Em vista disto, matar, roubar, estuprar e pichar é, sem dúvidas, os principais motivos que têm levado esses pequenos infratores às delegacias e casas de detenção juvenil. Dentre tantas evidências a serem questionadas, é possível destacar que uns dos principais motivos que desses(levam) jovens a tomarem esses(certos) tipos de atitudes esteja ligada a falta de punição, e também a falta de orientação dos pais sobre o tipo de conduta que seus filhos devem tomar. (Paragráfo) Com a impunidade em destaque, o jovem infrator da atualidade tem se mostrado cada vez mais violento, desrespeitoso, intolerante e irresponsável. A utilização de palavras de baixo calão acompanhada de violência em seus atos imorais tem sido suas principais estratégias de conduta para com a vítima. Contudo, não é justo que embora tenham “seus motivos” para agir dessa maneira, ele saia impune pelo simples fato de ser menor. Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, por exemplo, o jovem que comete “seus deslizes” é condenado. E em casos de maior gravidade pode pegar até pena de morte. (Paragráfo) Por outro lado, a “culpa” em si não vem só do jovem, mas também da família, que muitas vezes é negligente por não ouvir, educar ou sequer se importar com o que se está passando na vida de seus filhos em seu processo de formação moral. Nisto, muitos nem se importam sobre o que se passa na cabeça dos filhos. Não ligam se estão se sentindo desamparadas e sem apoio psicológico para que possam tirar certas dúvidas sobre o que é certo ou errado. Na maioria das vezes, a família, de fato, só passa a se importar com os rebentos quando têm uma família vizinha próxima que está passando por este tipo de problema como exemplo, ou quando tem um de seus próprios membros envolvidos nesses tipos de perigo. (Paragráfo)  Portanto, com toda a transformação da modernidade e consequências advindas desta, é preciso que tanto a família quanto os superiores de justiça saibam aderir e utilizar medidas cabíveis para que impeçam ou amenizem esses tipos de atitude e comportamento imoral perante a sociedade. Espera-se que ambas as partes trabalhem de forma conjunta na formação dos jovens e que a penalidade seja posta em pratica de forma justa e igualitária independente de idade, cor ou gênero.

Comentários do corretor


Pontue melhor seus paragráfos. Seus argumentos e ideias são convincentes,porém poderia ter explorado mais sobre o tema. Procure citar pelo menos uma solução para o tema proposto.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente