Mascarar o passado e reafirmar a tese racista - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 12/07/2012

Status:

Corrigida
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O modelo de seleção, adotado por diversas instituições públicas de ensino superior no Brasil, utiliza [vírgula] hoje, como forma de acesso, o sistema de cotas raciais, tentando resolver problemas históricos, como a escravidão. Essa modalidade de seleção subestima a capacidade dos negros, índios e pardos em relação ao branco e reafirma as diferenças entre as raças.

Recentemente o supremo tribunal federal aprovou lei sobre o sistema de cotas raciais nas universidades e institutos federais. Com a intenção de reduzir diferenças entre as raças e mascarar as dívidas com os negros, pardos e índios em relação a escravidão, através do fácil acesso ao ensino superior, o governo destinou parte das vagas nas instituições de ensino superior a estas etnias.
Entretanto, com esta medida  [vírgula] o governo reafirma as diferenças entre as raças, pois, no momento em que certa etnia deixa de concorrer com as demais, de certa forma, está tendo sua capacidade subestimada perante as mesmas, Agravando ainda mais, este [sem vírgula] problema social hoje existente.

Portanto, o sistema de cotas raciais poderá mascarar a dívida do governo com os negros índios e pardos, porém, não amenizará as diferenças raciais. Uma solução seria o governo investir na educação básica, para que estas etnias tenham capacidades iguais de disputarem vagas no ensino superior.

Comentários do corretor


Você fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, realizou uma abordagem simplista e superficial. Dessa forma, amplie sua linha argumentativa a fim de melhor explorar as questões que envolvem o tema proposto. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente