Estudo para todos - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 06/07/2012

Status:

Corrigida
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No Brasil [vírgula] um país com tantas injustiças sociais, existe uma pressão muito forte de certas organizações que se dizem protetoras dos interesses das minorias. Recentemente a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) aprovou a implantação do sistema de cotas, em vigor a partir do vestibular 2008. Foram seis horas de discussão. As cotas atingirão 30% das vagas, sendo 15% para estudantes de escola pública e 15% para alunos autodeclarados negros.

Sou completamente a favor da inclusão social, mas não sendo pelo sistema de cotas. A reserva de vagas podem gerar grande diferença entre as notas de corte. O ingresso na universidade depende exclusivamente do desempenho dos alunos em provas,e [sem vírgula] as suas competências e as habilidades dos candidatos que são necessários para o bom desempenho. Estudantes de qualquer raça, renda familiar e gênero devem ser aprovados por meio da sua capacidade.

As cotam passam a ideia que os negros ou estudantes de escolas pública são inferiores a capacidade dos brancos e/ou estudantes de escolas particulares.

Distribuindo cotas não é a maneira certa para quebrar a desigualdade social. O ensino público deve melhorar, torna-se um ensino de qualidade, para que todos tenham a mesma oportunidade.

Enquanto o ensino público não melhorar, o governo teria que oferecer cursos-universitários gratuitos, pois não são todos que tem [têm] o privilegio [privilégio] de pagar cursinhos pré vestibulares [pré-vestibulares], sendo que se o governo disponibilizasse essa oportunidade gratuita ou com um preço acessível a todos, alunos de ensino público estariam no mesmo nível que alunos de ensino particular.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações pertinentes, contudo não conseguiu estabelecer uma discussão que extrapolasse o recorte temático. Além disso, procure mobilizar argumentos bem fundamentados que levem seu texto a ir além de achismos e senso comum. Cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em textos de cunho dissertativo.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente