Medida contra o preconceito preconceituosa - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 06/07/2012

Status:

Corrigida
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Recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a entrada de alunos nas Instituições de ensino superior por meio de cotas raciais, mecanismo já utilizado em algumas universidades brasileiras como a UnB há algum tempo, o que mudou é que a partir de agora as cotas raciais estão em conformidade com a constituição, o que se mostra um tanto contraditório.

A reserva de vagas nas universidades para pessoas negras, indígenas e pardas apresenta-se claramente por uma atitude preconceituosa e antidemocrática [vírgula] já que ceder a vaga para alguém pela cor da pele é negar a mesma para outra pessoa por não se encaixar em um padrão de cor de pele, sim, porque no Brasil [vírgula] como já é bem sabido [vírgula] “raça” propriamente dita é um termo inconsistente. Também se caracteriza como uma decisão paradoxal em relação à constituição, quando na mesma consta que a todos são iguais, independente de qualquer raça e criminaliza qualquer tipo de diferenciação denominando discriminação racial, parece que as cotas encaixam-se no que se diz diferenciação entre raças.

Há quem diga que, na realidade [vírgula] as cotas são medidas temporárias denominadas: ações afirmativas, que visam “compensar” uma dívida governamental para reduzir desigualdades historicamente acumuladas com as populações negra e indígena, pelo massacre sofrido e o preconceito vivido por tantos anos em nossa história, levando em conta a triste realidade de não ingresso de 98% da comunidade negra brasileira nas universidades.

Como medidas paliativas e temporárias, seria necessário atitudes do governo em fazer disto realmente passageiro, por exemplo, investindo na educação básica e então na secundária resultando em desenvolvimento igual e sem necessidade de ajuda externa para ingressar no ensino superior, por uma classificação racial e excludente.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto se desenvolveu de forma clara e precisa, além de ter feito boas considerações em torno da problemática do tema. Porém, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente