As irregularidades das políticas de cotas - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 05/07/2012

Status:

Corrigida
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Onipresente nas universidades federais do Brasil, o sistema de cotas criado pelo governo com o intuito de reduzir as desigualdades raciais, levanta [sem vírgula] polêmicas a cerca [acerca] de que o próprio projeto seria um tipo de preconceito racial, assim deixando visíveis as desclassificações de possíveis competências da relação negro x branco; objetivando a predileção de afrodescendentes em devidos critérios à entrada em universidades federais como se estes não tivessem a mesma competência que os caucasianos.

Uma vez que se nota a clara existência de afrodescendentes de classe média alta, não há sentido em nortear determinado número de vagas aos mesmos [a eles], pois o perfil socioeconômico não se configura em quesitos raciais e sim em situações financeiras do cidadão, sendo ele branco ou negro. A proposta de cotas do governo [vírgula] que por mais bem vinda que seja, acaba gerando nas entrelinhas um possível preconceito racial, sendo que não há necessidade de tal proposta. A política de cotas para negro acaba desfavorecendo e deixando para um segundo plano a “política de cotas de alunos da rede pública”, na qual esta configura em um tipo de cota bem limitada para os estudantes carentes que não tem [têm] condições de estudarem em universidades privadas.

Diante dessas polêmicas relacionadas a política de cotas racial, é de fundamental importância que o governo expandi [expanda] as cotas relacionadas aos alunos que estudaram em escola públicas, assim priorizando os que realmente precisam, pois os males gerados pela escravidão não prejudicam a entradas de negros à faculdade. O preconceito racial tem que acabar, não com medidas de cotas, mas com a educação em si, e plena consciência que todos nós somos iguais.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Extrapole o âmbito do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente