Sistema de cotas: será mesmo uma forma de preconceito? - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 04/07/2012

Status:

Corrigida
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Desde a época da colonização do Brasil [vírgula] os negros foram explorados e massacrados e os índios que aqui viviam tiveram em seu território a implantação de novas culturas. Não dá para deixar de aceitar que o passado dessas raças foi muito difícil e que até hoje os preconceitos não estão eliminados por completo. As cotas são um modo de “devolver” sua dignidade que durante muito tempo foi pisada e roubada.

É preciso analisar o contexto que os negros se encontram até nos dias atuais: a maioria pobre, sem acesso a [à] educação de qualidade e ainda vistos por muitos como marginais. Apesar do argumento fraco que muitos apresentam dizendo que como todos são iguais [vírgula] as vagas em universidades destinadas a eles são uma forma de racismo, é fácil perceber que isso é pouco em comparação ao que lhes deveria ser oferecido como qualidade de vida e pagamento da “dívida” que o país tem com eles.

Os índios que já viviam no Brasil tiveram sua cultura devastada numa região que naturalmente deveria ser deles. Em seu lugar foram implementados idiomas, religião, costumes e o modo de viver que não lhes eram característicos, causando um grande choque e a redução de possibilidade de ingressar em faculdades com vagas de ampla concorrência, já que o nível de educação não é igual para todos.

Simplesmente não dá para deixar esquecido o passado histórico desses grupos. Ainda hoje, apesar de ter programas em defesa ao índio, não está sendo respeitado devidamente o direito a sua cultura e suas terras. Os negros continuam à margem da sociedade. Com a implantação do sistema de cotas [vírgula] facilitará bastante a entrada dessas pessoas em um curso superior, melhorando a qualidade de vida delas.

Portanto, abrir vagas para esses grupos não se trata de uma forma de racismo, e sim de um “pagamento” que há muito estava sendo adiado. Chegou a hora de todos assumirem seu papel de cidadão e reconhecer que em meio a uma sociedade hierarquizada e cheia de desigualdade de direitos não é viável tratar esse tema com tanta indiferença. Enquanto tias [tais] problemas não forem superados totalmente, essa tentativa será bem vinda no meio social.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em prol do tema e da sua posição. Você poderia, no entanto, ter tornado sua discussão mais ampla ao trazer mais argumentos para defender sua tese, não ficando apenas na questão da "dívida histórica". Além disso, procure também realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc,) para enriquecer sua produção.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente