Cotas raciais uma forma de diminuição da desigualdade educacional - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 04/07/2012

Status:

Corrigida
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As cotas raciais são uma estratégia do governo para dar maior oportunidade de acesso às universidades para aqueles que sofrem com as desigualdades raciais e econômicas.

Além disso, as costas [cotas] são uma forma de amenizar as desigualdades sociais, econômicas e educacionais existentes em nossa sociedade. Elas oferecem uma maior oportunidade educacional para aqueles que não teriam a oportunidade de entrar em uma universidade se não fossem as cotas, afinal aqueles que tiveram uma educação de boa qualidade tem [têm] muito mais chances de passarem nos vestibulares, do que aqueles que não estudaram em escolas de boa qualidade devido ao fato de não possuírem condições econômicas para isso, sendo assim as cotas são uma excelente forma de democratização do ensino, porque elas oferecem determinadas quantidades de vagas para aqueles que são muitas vezes excluídos de nossa sociedade.

A grande maioria das universidades brasileiras vem aderindo, nos últimos anos, às cotas raciais visando uma maior democratização da educação pública no Brasil, afinal está constituição [afinal, está na constituição] brasileira que é direito do cidadão o acesso à educação, assim como o acesso a [à] alimentação e moradia.

Sendo assim [Sendo assim,] conclui-se que o Brasil vem dando um importante passo para a diminuição da desigualdade com relação ao acesso a [à] educação.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema, contudo não estabeleceu uma rica e ampla discussão em torno da problemática imposta. Você poderia ter mobilizado mais argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente