As cotas são um “remendo” para os problemas da desigualdade - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 04/07/2012

Status:

Corrigida
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Desde a época da escravidão, os negros têm sido tratados diferentemente, muitas vezes vistos como uma raça com nível hierárquico abaixo do das pessoas brancas. Essa discriminação perdurou por anos [anos,] atualmente, em muitos países, inclusive no Brasil, é possível ver que ela continua, e [continua e]  junto com o preconceito fizeram com que o negro tivesse dificuldades em conseguir uma educação de qualidade, o que levou à implementação do sistema de cotas, que separa parte das vagas para ingresso em instituições de ensino superior para negros com renda salarial baixa. Apesar disso, a eficácia desse sistema está em questão.

Um projeto de lei foi recentemente aprovado no país, instituindo que metade das vagas oferecidas por universidades deverão ser separadas para cotas raciais e sociais. Esse sistema não soluciona o problema da desigualdade brasileira, porque o ingresso em instituições de nível superior, mesmo com cotas, depende de uma escolaridade básica boa, o que é difícil de ser alcançado por todos os brasileiros atualmente.

Todos devem saber que o sistema de cotas não cria mais vagas, mas as divide, ou seja, ao separar o ingresso em instituições de nível superior, muitas pessoas que não tem [têm] direito à cota não entrarão na universidade, criando assim outro problema: a falta de vagas para o número crescente de pessoas que almejam um lugar na faculdade. Esse novo problema e o problema da desigualdade racial, devido à educação [educação,] podem ser superados, não com “remendos”, mas como uma solução efetiva e concreta.

O fato de existir um aumento de negros em universidades pode amenizar a desigualdade e o preconceito brasileiros, já que essas pessoas terão um ensino superior de qualidade, resultando em uma futura oferta de emprego, e consequentemente [e, consequentemente,], em uma renda salarial maior do que se não tivessem um estudo em universidade.

As desigualdades raciais podem ser amenizadas, ajudando muitas pessoas através do sistema de cotas, porém este sistema não é a solução. Uma solução pode ser fazer com que todos tenham a possibilidade de ter uma educação de boa qualidade do ensino fundamental ao ensino médio, para que assim, toda [assim toda] a população tenha uma chance igual de estudar em uma universidade e ter sucesso na vida.

Comentários do corretor


É notável a organização do seu projeto de texto em prol da abordagem do tema. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e validar a sua tese.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente