Quando nos deparamos com algo injusto, nossa consciência rapidamente se revolta, não admitindo o ato em si. Na maioria dos casos, nada é feito contra essa injustiça, uma vez que o ser humano tem medo, insegurança e um senso de adaptar-se a tudo, mesmo que seja algo de que não goste ou não ache correto. Mesmo que não aprove e não admita o ato injusto, ainda assim, é pouco provável que se faça algo para mudar.
Mas nem todas as pessoas agem da mesma forma. Há aqueles que se rebelam, que sentem necessidade de combater o ato injusto, de lutar contra uma causa injusta. Nesses casos, há a mobilização de grupos de pessoas que pensam da mesma forma e se juntam para promover o bem comum.
Este ato de luta que tem como objetivo uma sociedade mais justa e igualitária é a chamada desobediência civil. É esta luta que fez e que faz a sociedade perceber onde estão os abusos contra o ser humano, os preconceitos e as discriminações. É através dela que a humanidade avança em direção à democracia, à liberdade e à igualdade.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e bem escrito. No entanto, realizou uma abordagem simplista e superficial do tema proposto. Dessa forma, amplie seus argumentos e ideias para melhor explorar as diversas possibilidades de questões que o recorte temático favorece. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |