Em busca de justiça - Banco de redações


Desobediência Civil: Tipo de manifestação válida na luta por uma sociedade mais justa?

Enviada em: 24/04/2012

Status:

Corrigida
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Os nobres eram proprietários da maior parte do capital, porém, somente os pobres pagavam impostos. Esse foi o motivo de muitas revoltas. Cabe aos injustiçados, em busca de uma vida melhor, ir de encontro às leis?

O primeiro passo dos descontentes é exibir ao governo, em forma de protesto, os seus objetivos. Contudo, nem sempre os pedidos do protesto são realizados. Logo, os manifestantes são obrigados a fazer apelos morais, prejudicando terceiros, ou ir contra a lei.
Manifestações em forma de apelo moral não é desobediência civil. Porém, é injusto, pois afeta outros grupos. Um exemplo é a greve dos professores em Santa Catarina [Catarina]. Esses têm como objetivo o aumento salarial. Para conseguir o aumento, os professores pararam de ir às aulas. Entretanto, os principais prejudicados são os alunos.

A violência e a destruição do patrimônio público são características da forma de protesto que desobedece à lei, O que leva à prisão dos revoltosos. Portanto, dificilmente traz resultados positivos à causa da revolta.

Ir de encontro à lei por uma vida justa, portanto, é viável desde que seja a última opção e não prejudique terceiros. Os manifestantes devem optar por protestos seguros e convincentes. Dessa forma, conseguirão realizar seus objetivos e deixar de lado a violência.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. No entanto, faltou uma linha argumentativa plausível que explorasse de forma crítica e analítica o conceito de Desobediência Civil em si. Realize também um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção. Leia e produza sempre! 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente