A mobilização populacional, desde os primórdios da humanidade, vem mostrando ao mundo que mudanças significativas podem ser feitas em uma constituição caso haja o apoio da massa populacional. Nomes como Mahatma Gandhi e Martin Luther King são exemplos de lideres [líderes] populacionais, que através da desobediência civil, ou seja, sem o derramamento de sangue, conseguiram mudar o curso de seu país.
Reivindicações por melhores condições de vida, é uma forma muita válida para se obter resultados, porem [porém] é necessário um pouco de cautela ao fazê-las. Protestos com violência, apesar de expressivos, geralmente não conseguem o resultado idealizado. Quem se utiliza da violência quase sempre perde a razão. A desobediência civil, ou seja, a mobilização populacional, pode até destituir um governante do poder e tudo isso sem derramar uma só gota de sangue. Um exemplo realizados por brasileiros foi o movimento dos caras-pintadas [“Caras Pintadas”] em 1992, nesta data, milhares de jovens saíram às ruas e conseguiram a deposição do até então presidente, Fernando Collor de Mello.
Na segunda Revolução Industrial, o Ludismo, por usar da violência nunca conseguiu o que almejava. As greves populacionais [vírgula] por sua vez, deram e ainda continuam dando certo até os dias atuais. Reivindicar é interessante para um constante progresso e melhores condições de vida, porem [porém] é necessário utilizar-se dos meios adequados para se conseguir bons resultados. A desobediência civil, sem dúvida alguma [vírgula] é um excelente meio para mudar um curso de um país.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém realizou uma abordagem simplista da questão. Procure apresentar uma linha argumentativa plausível e consistente que leve a uma análise crítica e explore as diversas possibilidades de ideias que o tema favorece. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |