A maioria das conquistas da humanidade foram [foi] através de manifestações populares; a revolução russa, a revolução francesa, ambas mudaram a história do seu país. No Brasil não fui muito diferente, pois as revoltas dos alfaiates e inconfidência mineira, também modificaram toda uma sociedade. Porem [Porém,] o Brasil está à beira de outra revolução, onde as supostas vitimas [vítimas] acusam os manifestantes de desobedientes civis.
Atualmente os índios próximos ao rio Xingu estão sendo afetados pela desordem brasileira, pois com a construção da hidrelétrica Belo Monte a qualidade da água e a mudança do leito do rio irá afetar diretamente a população indígena, porém ao se manifestarem são altamente excluídos pela mídia nacional, evitando a propagação da ideia.
Entretanto [vírgula] em Blumenau [vírgula] se fechou até ruas para que a população não veja uma manifestação relacionada ao aumento da passagem de ônibus. Isso mostra que a intolerância governamental é prejudicial à sociedade, pois dificulta a disseminação de acontecimentos gerados pela insatisfação da população.
Haja vista, que [sem vírgula] a manifestação deve ocorrer como o efeito dominó, pois a mesma desencadeará uma serie [série] de ações através de apenas um ato, por exemplo: um impeachment, pois através de um ato desta magnitude, será necessário um conciliamento entre protestantes e governantes, pois ao se lutar por uma sociedade mais justa as situações extremas irão requerer medidas extremas.
Comentários do corretor
Você apresentou questões pertinentes, contudo você poderia ter melhor analisado e explorado o conceito de desobediência civil em si. Perder o foco do tema pode derrubar toda a sua argumentação. Continue lendo e produzindo! Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |