Toda sociedade é constituída por um conjunto de regras, a fim de manter a ordem e a organização entre pessoas. Essas regras são determinadas pelas autoridades máximas de uma nação. Todo e qualquer desrespeito a esse código, pode [sem vírgula] ser considerado violação e estar sujeito a [à]penalidade.
A desobediência civil é o nome dado a toda forma de rejeição a uma ordem pública, ou seja, quando há leis consideradas injustas pela população. Essa ideia corresponde a uma manifestação não violenta, cujo objetivo é chamar a atenção do Estado para uma política errada. Porém, é necessário saber diferencia-la [diferenciá-la] do crime: Vandalismo, agressão e roubo são exemplos de ações criminosas que colocam em risco a segurança de outras pessoas; já a desobediência busca uma mudança social e não utiliza de atos violentos para isso. Os defensores dessa filosofia acreditam que o cidadão só tem o dever de obedecer às leis se os legisladores as produzirem de maneira justa, pois todo civil tem o direito de argumentar e participar daquilo que lhe diz respeito.
Talvez, se Gandhi não tivesse protestado, nem tivesse levado a mensagem de paz, a Índia ainda poderia estar sob controle dos ingleses. E se Luther King não tivesse pregado a ideia de igualdade racial, os negros seriam ainda mais discriminados. Ambos lutaram para uma sociedade mais justa sem agredir ou ofender. Pois, legalidade e justiça nem sempre andam juntas.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, contudo, realizou uma abordagem simplista e superficial em relação ao que foi proposto. Amplie seus argumentos e ideias para melhor explorar as possibilidades de questões que o recorte temático favorece. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |