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Desobediência Civil: Tipo de manifestação válida na luta por uma sociedade mais justa?

Enviada em: 16/04/2012

Status:

Corrigida
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Não há dificuldades em admitir que os cidadãos devam obedecer a leis justas existentes em seu país. A convivência harmônica de uma sociedade depende disso. Afinal, foi com tal objetivo de manter a organização e visar o bem comum que o Estado foi criado e sua Constituição também. O problema, contudo, é quando as leis detêm um comportamento nitidamente injusto e imoral. Diante disso, cabe à população reagir, exigindo de seus governantes o respeito aos direitos individuais e sociais através da reformulação das leis tidas como inaceitáveis.

O não cumprimento da lei pela contrariedade para com a mesma deu origem ao termo Desobediência Civil, criado pelo pensador americano Henry D. Thoreau. A definição, porém, vai além do simples fato da desobediência, refere-se ao “ato público, não violento, consciente e não obstante um ato político, contrário à lei, geralmente praticado com o objetivo de promover uma mudança nesta e nas políticas do governo”, como explicou John Rowls, em Uma Teoria da Justiça. Pode-se perceber, assim, que a desobediência civil se difere totalmente da Anarquia, a qual se caracteriza por ter caráter destruidor e violento.

Segundo Thoreau, “Há aqueles que não compactuam com a injustiça, a prepotência, a arrogância ou o roubo. Há os que se acomodam. Quem se acomoda, em geral, vive melhor mas, como dizia Leonardo da Vinci, não passam de meros condutores de comida, não deixando rastro algum de sua passagem pelo mundo exceto latrinas cheias...” Pessoas acomodadas são dominadas pela covardia, por esse motivo seus nomes não serão lembrados. Em contrapartida, as que não aceitam injustiças e vão à procura de mudanças são as que realmente se destacam, tornam-se líderes, talvez mundialmente conhecidos, por sua coragem e perseverança. São exemplos: Mahatma Gandhi, que incorporou a não violência à desobediência civil, por ser extremamente contra qualquer ato violento. Teve papel decisivo na libertação da Índia em 1947, até então dominada pelas “garras” inglesas, no Neocolonialismo. Rosa Parks que resistiu à segregação racial, nos Estados Unidos, ao recusar-se ceder lugar no ônibus para uma mulher cuja pele era branca. Segundo a lei, os negros deveriam levantar-se e deixar as pessoas consideradas “superiores” sentar. Não foi o que fez essa mulher negra de 42 anos. Seu gesto deu início a manifestações de Martin Luther King, que ficou famoso pelo seu discurso proferido em Washington, no qual esclarece sua contrariedade para com a discriminação racial. Seu posicionamento pode ser notado no trecho em que declarou: “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele”. Tal discurso paralisou o mundo por instantes e redirecionou a história dos negros no mundo. Nelson Mandela é, assim como Martin, um defensor do tratamento igualitário entre povos, foi extremamente importante para o fim do apartheid na África do Sul. Dentre os nomes citados acima estão inúmeros outros que, da mesma maneira, promoveram manifestações de desobediência civil e mudaram efetivamente a situação vigente em cada um dos lugares onde ocorreram.

Embora contrária à lei, a desobediência civil é moralmente correta, pois visa à defesa dos princípios da justiça e, deste modo, uma melhor convivência social.

Comentários do corretor


Você apresentou exemplos plausíveis que retrataram bem seu posicionamento acerca do recorte temático. No entanto, atente-se à estrutura do texto dissertativo, desmembre seu texto em parágrafos. Além disso, não dê um desfecho simplista para a sua produção. Aproveite a conclusão para trazer uma boa reflexão para fechar suas ideias. Leia e produza sempre! 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
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