Um por Todos e Todos por Um - Banco de redações


Desobediência Civil: Tipo de manifestação válida na luta por uma sociedade mais justa?

Enviada em: 16/04/2012

Status:

Corrigida
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A vida na sociedade é organizada por leis que devem ser seguidas pelos seus membros, formando o que conhecemos como Estado. Independente da organização desse Estado, democrático ou absolutista, por exemplo, as leis são redigidas por representantes ou pelo próprio Chefe de Estado. Essas leis podem ser justas, se elas buscam o bem comum, ou injustas, quando fere o princípio do bem de todos, e quando isso acontece, seus membros podem e devem se manifestar contra essas medidas impróprias, visando reparar essas injustiças.

A expressão usada pelos mosqueteiros no romance “Os três Mosqueteiros” de Alexandre Dumas “Um por todos, e todos por um”, nos remete a refletir sobre a finalidade das leis e a união do povo, onde o “um”, refere-se às leis que devem ser justas para todos, e “todos”, as pessoas que devem se unir por um único ideal: o bem comum. As manifestações civis que buscam esse propósito, o bem comum, são justas e necessárias para manter e organizar o Estado.

Ao longo da história da humanidade, tivemos diversos exemplos de homens e mulheres que se abdicaram de suas vidas em prol do bem de todos. Homens e mulheres que representavam os ideais de justiça, contraponto [contrapondo] medidas injustas criadas por líderes corruptos e tiranos. Homens como Gandhi e Martin Luther King e mulheres como Madre Tereza de Calcutá que passaram grande parte de suas vidas “lutando” por todos e sem nunca usarem de violência, pois isso é o que difere as manifestações civis das revoltas populares – a violência. Atos de crueldade, depredações e violências em geral não combinam com os movimentos populares, pois ao invés de buscarem justiça, os movimentos estariam se corrompendo iguais as leis das quais estão lutando, ou seja, a manifestação se tornaria injusta.

Assim sendo, as manifestações pacíficas que visam o bem de todos, mesmo que desobedeçam as normas do Estado quando injustas, elas se tornam necessárias e válidas, pois é a única forma da maioria que sofre por esses abusos, pressionar os líderes que a governam por medidas mais justas e igualitárias.

Comentários do corretor


Você fez considerações pertinentes e importantes em torno da questão proposta no recorte temático. No entanto, você poderia ter melhor elaborado seu parágrafo de conclusão para não dar um desfecho simplista sobre o que foi discutido e sim promover uma boa reflexão para fechar suas ideias. No mais, continue lendo e produzindo para garantir o sucesso de suas produções de texto. Sucesso! 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente