Levado em consideração o termo "Desobediência Civil" [vírgula] este [esse] lema lembra o seguinte siguinificado.[significado:] "O melhor governo é o que não governa de modo algum" e, quando os homens estiverem preparados, será esse o tipo de governo que terão. O governo [vírgula] no melhor dos casos, nada mais é do que um artifício conveniente, porém a maioiria [maioria] dos governos é por vezes uma inconveniência e todo o governo algum dia acaba por ser inconveniente. Os defensores da desobediência civil consideram que, [sem vírgula] quando existem leis injustas e não se consegue alterá-las através dos meios legais, como as campanhas, a redacção [redação] de cartas, etc. existe [Existe] justficação [justificação] moral para desovedecer [desobedecer] à lei. À[A] ocasião para a desovediência [desobediência] civil emerge quando as pessoas descobre [descobrem] que lhes é pedido que obedeçam a leis ou políticas governamentais que consideram injustas, no entanto [vírgula] a desobediência civil corresponde a uma tradição de violação não violenta e pública da lei.
Um fato disso foi em novembro de 2008 [vírgula] na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, onde foi discutido o problema de avaliação do desempenho, estiveram presentes 53 professores com 48 votos a favor e 5 abstenções, onde eles não aceitariam uma moção propondo a suspensão do processo de avaliação na escola. Entretanto, moção foi também assinada por diversos professores que não tinham estado presentes na reunião, outro exemplo também foi o do Mahatma Gandhi na índia em 1806 que defendia o "Princípio da não agressão ou forma não violenta" como um meio de evolução na qual o governo de Transversal queria registrar a população hindu inteira [vírgula] eles ficaram furiosos com a ordem e alguns ameaçaram exercer uma resposta violenta de forma injusta e Mahatma GandHi decidiu recusar a submeter essa injustiça, Mahatma Gandhi e vários outros hindus foram presos.
Entretanto [vírgula] os que agem nesta tradição de desobediência civil não violam a lei para o seu benefício pessoal fazem-no para chamar a atenção para uma lei injusta ou uma política moralmente objectável e para publicitar ao máximo a sua casa, afinal o que permite a real libertade [liberdade] de obediência é a escolha, portanto os que agem na tradição da desobediência civil deveriam se submeter a essas leis e assim, evitariam geralmente todos os tipos de violência.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias, no entanto, a má organização de sua produção resultou em um texto confuso e de difícil leitura. Você coloca muitas ideias em um mesmo parágrafo e não consegue organizá-las, o que acaba acarretando em trechos truncados e obscuros. Dessa forma, organize seu pensamento, evite períodos longos e atente-se às regras de uso dos sinais de pontuação. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |