Para uma sociedade justa é necessário, na grande maioria das vezes, executar manifestações, que não tragam violência, tendo, dessa forma, objetivo de melhorar o meio social.
Às vezes as regras que seguimos não trazem resultados satisfatórios, chegando até a desencadear injustiças sócias [sociais] . Essas, quase sempre, são criados [criadas] pela elite, que não olham a população geral, ou melhor, as pessoas mais carentes. Então [vírgula]para que segui-las? Nesse caso seria plausível uma Desobediência Civil, afim [a fim de] de contestar e "gritar" por leis que tornem a sociedade mais justa.
Quando indivíduos são injustiçados devemos agir. Ficar de "braços cruzados", com " a boca cheia de dentes esperando a hora da morte chegar", é inadmissível, tal que se existe um problema devemos lutar, unir-mos [nos unir] como cidadãos e mostrar que a alienação não pode fazer parte da nossa vida.
A Desobidiência [Desobediência] Civil é válida e deve ser realizada quando necessário, pois dessa forma a massa popular mostra que não é objeto de manipulação do Sistema, onde as injustiças são presentes e frequentes. Com esse tipo de manifestação nota-se o poder que as pessoas têm de conseguir chegar a uma sociedade mais justa.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em relação ao tema. No entanto, ao invés de generalizações e ditos já desgastados, procure mobilize argumentos plausíveis embasados em exemplificações concretas que comprovem sua tese em relação ao tema. Vá além do senso comum! Leitura é fundamental!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |