Não existem manifestações que não sejam sangrentas. Todas as revoltas sociais, ao longo da história, foram acompanhadas com violência. A relação entre senhor e escravo, patrão e empregado, é o agente causador desses conflitos.
Mas [vírgula] e Gandhi? Ele não libertou a Índia sem usar armas? Na verdade, Gandhi apenas organizou boicotes econômicos à Inglaterra. Esta, por sua vez, durante a Segunda Guerra Mundial, Havia sido bombardeada pelo exército aéreo de Hitler. Isso fez com que os ingleses abdicassem a [da]Índia. E mais, na terra de Gandhi, dois povos, os árabes e os hindus, eram inimigos, tanto que Gandhi foi assassinado nessa ocasião. Então, não é verdade que a Índia tornou-se independente sem violência.
Outro exemplo clássico é a Revolução Francesa, movimento em que a burguesia almejava depor a nobreza, pregando ideias de igualdade e fraternidade. A guilhotina foi deveras utilizada, não escapando dela Robespierre, um dos líderes. No final, os burgueses venceram, contudo, para isso, foi necessário que vários indivíduos morressem. E há outros exemplos de protestos históricos, uns deram resultado, outros não, porém nenhum deles foi realmente pacífico. As pessoas, normalmente, precisam estrapolar [extrapolar] os limites morais para exercerem justiça, pois não há ninguém que deseje ser escravo de outros para sempre.
Uma sociedade mais justa só é conseguida com empenho, não importando os meios, desde que as leis não permitam a impunidade. Protestar por democracia é essencial, pela razão de todos almejarem direitos e benefícios. O altruísmo, às vezes, apenas é alcançado por disputas, um paradoxo que marca a vida humana, assim como também é a base de um sistema legislativo íntegro e não opressor.
Comentários do corretor
Você trouxe exemplificações interessantes para comprovar sua tese em relação ao recorte temático. Contudo, você não discutiu nem analisou a questão da Desobediência Civil em si. Leia atentamente e criticamente a coletânea a fim de nortear suas ideias para que você não deixe de explorar o que foi proposto pelo tema. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |