Desobediência civil é um assunto tão promissor, quanto [sem vírgula] a grande importância que devemos dar a ela. É uma forma de lutar por uma mudança, querer mudar o que necessariamente precisa ser corrigido. Também é uma forma de encorajar aqueles que tem [têm] temor à desobediência, e assim, diante da sociedade transformar as normais e leis injustas que o governo impõe, [sem vírgula] em um dever aceitável de se cumprir.
Estas manifestações acabam ganhando um papel na sociedade, pois seus integrantes são capazes de impor aquilo que não acham correto, e mudar alguma norma que à [a] grande maioria da população não entra em acordo. Lutam por seus objetivos sem violência, apenas com forças nas palavras e sensos críticos.
O que ocorre nestas manifestações é que os indivíduos estão questionando uma norma jurídica, exigindo uma resposta coerente. Existem dois tipos de desobediência: Passiva e Ativa. Na passiva, os indivíduos compreendem que podem ser punidos pelas suas manifestações, já que, [sem vírgula] estão teoricamente desrespeitando as leis. Já na ativa, os indivíduos acreditam plenamente que estão no direito de exigir mudanças, ou até, novas leis.
As manifestações vão de ações diárias, [sem vírgula] a grandes protestos. Como por exemplo, Mohandas [Mahatma] Gandhi, líder indiano, [que] criou uma manifestação intensa buscando a independência de seu país. Outro exemplo, não menos importante, aconteceu em Alabama, onde os brancos tinham o direito de viajarem sentados e com mais conforto nos ônibus, e os negros viajavam em pé; então, uma mulher negra negou o banco a um dos brancos, gerando assim uma nova manifestação.
Porém, vale lembrar que existem dois tipos de desobediência: Comum e Civil. A Desobediência comum tem outras finalidades que a civil, ela busca criar manifestações de caráter criminoso, os indivíduos criam as manifestações sem fins sociais; diferentemente da desobediência civil.
Comentários do corretor
: Seu projeto de texto retratou o tema. No entanto, procure desenvolver uma linha argumentativa plausível e consistente que leve seu texto a ir além das ideias já expostas na coletânea. Além disso, atente-se às regras de uso da vírgula para não comprometer a construção de sentido de seu texto. Outra coisa que é importante ressaltar, faça uma conclusão para o seu texto. O último parágrafo apresenta informações novas e não o desfecho de suas ideias. Atente-se!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |