Durante muito tempo a população vem expressando seu poder na luta por justiça perante a sociedade, a partir das manifestações. A desobediência civil, como uma dessas manifestações, luta contra leis e ordens sem fundamentos justos e a favor das causas sociais.
Todo cidadão tem o dever de se posicionar socialmente e politicamente e deve possuir o direito de se expressar sobre, validando portanto, o uso da desobediência civil. Nem sempre as leis e mandatos são calcadas em uma realidade fiel e [vírgula] muitas vezes, desrespeitam o próprio cidadão. É direito deste, [sem vírgula] lutar e agir conforme suas pretensões e princípios, para que a sociedade restabeleça a ordem a partir daquilo que é realmente justo. A própria população deve ser construidora de suas leis para que se construa um ambiente igualitário. Acredita-se que o desrespeito a uma ordem que não possui uma finalidade benfeitora a sociedade, não pode ser considerado como um afrontamento a lei, mas sim como uma mudança esclarecedora a partir de uma avaliação ética.
A desobediência civil, é [vírgula] portanto, um ato de caráter não destrutivo que deve auxiliar a população na modulação de uma sociedade mais justa e ética.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, no entanto, você realizou uma abordagem simplista e superficial. Dessa forma, desenvolva uma linha argumentativa plausível e consistente que melhor explore as possibilidades de ideias que o tema favorece. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |