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Desobediência Civil: Tipo de manifestação válida na luta por uma sociedade mais justa?

Enviada em: 05/04/2012

Status:

Corrigida
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Será que com tantas manifestações civis [vírgula] protestos, fechamento de órgãos públicos por falta de funcionários, entre outras [outros] atos [vírgula] o Brasil conseguira [conseguirá] superar as dificuldades sociais existentes?

Embora seja por justa causa os manifestos civis, esta levado o Brasil [eles estão levando o Brasil] a afundar cada dia mais ,as paralisações que começam de repente se prolongam , sem data determinada de acabar , os cidadãos mais necessitados são os mais prejudicados. Por mais que alguns dessas manifestações não use [usem] violência e a causa seja justa ,os protestantes acabam prejudicando muita gente ,como ocorreu em Minas Gerais; professores [Minas Gerais. Professores] de escolas públicas do estado entraram em greve por melhoras de salário, e em consequencia [consequência,] milhares de estudantes ficaram sem aulas por meses.Com o manifesto os professores conseguiram aumento no piso salarial [vírgula] mas os alunos que não tinham condições financeiras de ingressar em uma escola pública [particular] acabaram perdendo o ano letivo.A [Ao] longo do ano [dos anos,] outros tipos de protesto ocorrem [ocorreram] em todo o país [vírgula] desde mínimo aumento de salário de trabalhadores até por construções civil em longa escala.

Dessa forma [vírgula] o país no conseguira [conseguiu] avançar,pois o conceito de justiça e [é] promover o bem comum de todos os envolvidos nos processos burocráticos, mas isso nem sempre acontece. No momento não existe uma solução adequada, para as desigualdades ,pois as injustiças existentes dentro da lei so [são] muitas, porem [porém] uma maneira de tentar resolver essa questão e  [é] estudar profundamente as nossas leis para encontrar uma solução que beneficie os envolvidos diretamente e indiretamente em cada dificuldade social .

Comentários do corretor


 

Você apresentou argumentos para validar seu ponto de vista sobre a problemática instaurada pelo tema. No entanto, preocupe-se com a clareza e coesão de seu projeto de texto. Atente-se às regras de uso da vírgula, evite períodos longos, reveja o correto uso dos sinais de pontuação, enfim.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente