A Desobediência civil é composta por pessoas que lutam contra as leis que são nitidamente injustas e [ou] não cumprem aquilo que é ordenado. Apesar de parecer um ato de desrespeito [desrespeita, a] a Desobediência civil é reformadora pois [reformadora, pois] busca a formulação de leis mais justas de forma organizada e sem qualquer manifestação violenta.
Podemos observar que a Desobediência civil representa a própria liberdade de expressão [expressão,] como exemplo disso é possivel [possível] destacar um dos protestos que ocorreram durante a história com mulheres britânicas que se acorrentavam em praças públicas em função de conseguirem o direito ao voto.Um ponto fundamental a ser destacado é a diferença entre manifestações populares e Desobediência civil. Para haver Desobediência civil é necessária a presença de uma autoridade , uma ordem ou uma lei injusta a ser afrontada, á qual [a qual], pelo menos em tese [vírgula] deveria ser obedecida .
Há quem afirme que a Desobediência civil seja um ato egoísta e um desrespeito ao governo da maioria, seria se o governo pertencesse apenas a eles, mais [mas] o governo é formado por toda a sociedade [vírgula] inclusive pela minoria que luta pelos seus ideais, e possui o direito de expressarem suas opniões [opiniões,] caso o governo ou autoridade profira leis ou ordens injustas que violentem a consciência das pessoas ou direitos naturais.
Caso, [Caso seus] seus participantes não consigam alterar a lei, eles não podem usar a violência para que seja modificada ou usar de ameaça com outras pessoas para não cumpri-las.
Podemos concluir que a Desobediência civil assinala o papel politíco [político] da sociedade e reforça o sistema democrático ao representar a própria liberdade de opinião. Afinal [vírgula] quando a sociedade se une para a luta dos seus direitos todos são beneficiados e satisfeitos com os resultados.
Comentários do corretor
: Você definiu bem o conceito de Desobediência Civil ao longo do seu texto. Entretanto, o esperado era que você fosse além, ao tecer uma discussão crítica em torno da problemática imposta pelo recorte temático. No mais, preocupe-se com a construção de sentido de seu texto. Atente-se às regras de uso da vírgula e à ortografia. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |