Novamente 1 a legalização da maconha está em pauta nos jornais nacionais. Documentários, marchas e debates políticos provocam discussão sobre o assunto nas diferentes esferas sociais. O tema levanta questões sobre a democracia, o caráter cultural e o avanço científico do país, evidenciando, por exemplo, as contradições existentes na legislação brasileira.
As nossas leis são, para o cenário internacional, um exemplo de estruturação legislativa teoricamente eficaz. Mas a verdade é que, na prática, essas mesmas leis não atingem o seu verdadeiro objetivo. Há contrariedade na criminalização da maconha, já que disso decorre o elevado índice de homicídios relacionados ao tráfico de drogas. Em contrapartida, a legalidade do uso e do comércio do álcool e do cigarro, maiores responsáveis por mortes no trânsito e casos de câncer de pulmão, respectivamente. Ou seja, em um mesmo contexto1 identificam-se ambigüidades que põe em dúvida os verdadeiros interesses e prioridades do sistema legislativo brasileiro.
Além da questão democrática1 existe também, nos campos cientifico e medicinal, grande interesse pela legalização da Cannabis sativa. O uso da erva nos hospitais, que serve principalmente para ajudar no tratamento de pessoas com câncer, é um exemplo de avanços nos países em que o uso da droga é permitido. Entre os pesquisadores 1 é quase senso-comum a opinião de que a legalização da planta traria novas perspectivas para o cenário cientifico nacional, através do desenvolvimento de estudos de plantas e ervas medicinais, área em que o Brasil possui grande destaque.
Torna-se, portanto, notória a necessidade de se quebrar o tabu existente por detrás desta planta, que por muitos anos foi deixada de fora dos livros escolares e que por muito tempo foi considerada o símbolo da irracionalidade e da “livre” juventude. Não se trata de mudar a opinião pública ou política, mas sim de nossa própria capacidade de compreender o que é a maconha e quais são as possíveis conseqüências, positivas e negativas, de sua legalização.
Comentários do corretor
Vírgula
Acentuação
Ortografia
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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