- Banco de redações


Homofobia: um debate contemporâneo importante

Enviada em: 21/01/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro ''Os Miseráveis'', do escritor francês Victor Hugo, revela a exclusão da população francesa do século XVIII, devido as diferenças físicas, psicológicas e sociais da população. É inegável que na sociedade pós-moderna os homossexuais tornam o livro hugoniano atual, já que a homofobia e exclusão causada ao grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (LGBTs), persistem na sociedade contemporânea, necessitando de um debate para se viver em uma comunidade harmônica e solidária. (Ótimo parágrafo de introdução))

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que a homofobia ocorre majoritariamente em residências, isto é, lugar que era para ser de lazer e amor, acaba sendo um ambiente de ódio e agressão. O quadro ''A coluna partida'', da pintora mexicana Frida Kahlo, mostra uma mulher chorando e cheio de pregos em sua pele. Analogamente ao quadro de Frida, os homossexuais se sentem angustiados pelas agressões físicas que sofrem diariamente na sociedade. Logo, a escola seria uma importante mediadora dessa triste realidade, já que pode mostrar aos alunos que as diferenças existem, fazendo com que o debate seja uma ponte para uma sociedade pacífica. (Reestruture a ideia presente nesse parágrafo)

Consequentemente, o debate contemporâneo não ocorre entre os núcleos familiares, pois em uma sociedade em que o mercado de trabalho é pulsante, a rotina acaba por deixar a conversa sobre homossexuais em voga . É notório que o escritor David Levithan, em seu  livro ''Me abrace mais forte'', mostra detalhadamente a importância do debate, isto é, os personagens do livro vivem em um ambiente escolar agressivo e homofóbico, ocorrendo uma reversão desse ambiente a partir do momento que ocorre o debate sobre os LGBTs, mostrando aos alunos que os caminhos para uma sociedade acolhedora não é agressão e fobia, e sim amor, carinho e acolhimento.

Torna-se evidente, portanto, que medidas do Governo, das escolas e dos professores, devem ser estabelecidas para que o cenário homofóbico mude. O Governo, por meio do Ministério da Educação e Inclusão, deve incitar na sociedade moderna o debate, por meio de propagandas em veículos de disseminação em massa com o enfoque em homossexuais, salientando que esta parcela da sociedade deve ser amparada e respeitada. Além disso, cabe as escolas e professores, com suas oficinas com a temática ''Debate a homofobia'', mostrar aos alunos a extrema importância dessa argumentação para a construção de um ambiente escolar tanto democrático, quanto solidário. Só assim, a homofobia deixará de ser uma das misérias atuais e o livro hugoniano não se aplicaria a modernidade (Observe que ele não trata da homofobia).

Comentários do corretor


Ótimo texto, no entanto desenvolva mais algumas ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200