Pré-conceitos com a homossexualidade - Banco de redações


Homofobia: um debate contemporâneo importante

Enviada em: 21/01/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A homossexualidade vem sendo bastante discutida entre as pessoas, (Sem vírgula) como se fosse algo inaceitável (Evite esse tipo de construção). A sexualidade em si sempre foi, para a juventude, uma expectativa de viver novas experiências, no entanto, torna-se complicada quando a experiência quer ser vivida com alguém do mesmo sexo. Mas, quais os problemas em questão para a sociedade? E como lidar? (Desenvolva mais e apresente a tese)

O maior desafio é ter filhos que sejam homossexuais, a família muda e precisa rever seus próprios conceitos para tentar lidar da melhor maneira com essa “diferença” e aceitar que passou a ser um “ponto fora da curva” para a sociedade (Reestruture essa ideia). Também, o próprio homossexual precisa de ajuda para entender que irá sofrer preconceitos, pois, a sociedade ainda não está preparada para aceitar tais atitudes (Por quê? Desenvolva essa ideia no texto), e por isso os crimes de homofobia vêm crescendo no Brasil.

Mas, (Sem vírgula) o reflexo do preconceito não está só na vida pessoal, mas na vida profissional também, pois os homossexuais têm dificuldades de ser contratados para altos cargos empresariais, mesmo que qualificados (Apresente um fato que comprove isso). (Observe que a ideia do outro período não é retomada) Outro problema é que quando estão em hospitais são hostilizados pela equipe médica, pois, (Sem vírgulla) são considerados promíscuos, o que não é sempre verdade, sofrem com a violência (agressões físicas e verbais), entre outros fatores que ratificam que em qualquer meio social os homossexuais recebem tratamento diferenciado simplesmente por sua orientação sexual.

E, (Sem vírgula) algumas formas de melhorar o desenvolvimento da sociedade com relação ao homossexual é ensinar desde a educação básica que a homossexualidade é normal, não que todos sejam homossexuais, mas que algumas pessoas seguirão caminhos diferentes e que isso não faz ninguém nem melhor nem pior que o outro (Senso comum), e também com a ajuda de psicólogos, não para a falsa “cura gay”, mas, (Sem vírgula) sim para orientar que o homossexual e sua família saibam lidar com a sexualidade e também com as dificuldade que irão enfrentar por ocasião dos preconceitos. (Desenvolva a proposta de intervenção, pois está limitada)
 

Comentários do corretor


Reveja a ideia do tíitulo. Elabore um projeto de texto, pois isso auxiliará na progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200