- Banco de redações


Homofobia: um debate contemporâneo importante

Enviada em: 15/01/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Por aproximadamente dois mil anos o cristianismo utilizou-se do evangelho para apresentar padrões que os fiéis, que deveriam segui-los (Reestruture essa ideia). O controle social parecia ser uma das funções práticas mais nítidas dos assim chamados “mandamentos”, tais o como o “não matarás” e o “não roubarás”. A obediência dos fiéis parecia estar sustentada em algum ponto entre o almejado reino dos céus e o temido inferno. (Reformule o parágrafo de introdução. Apresente a tese)

A sexualidade teve papel de destaque em alguns pontos da Bíblia, nos quais se sustentava que Deus criou o sexo para se feito apenas pelo homem com a mulher, como em Gênesis 1: 27. Isso pode ter sido, como vários outros trecho mais diretos, um dos contribuintes para o desenvolvimento de ações homofóbicas. Apesar de não haver apoio explícito à práticas de violência por parte do cristianismo, a sociedade interpreta os ensinamentos da maneira corresponde às contingências em que estão inseridas, e é aí  (Marca de oralidade) que muitas vezes geminam ações deletérias de agressão. 

No decorrer da história, inúmeras denominações foram usadas para identificar a homossexualidade, que refletiam sempre o caráter preconceituoso da população que as utilizava. Pecado mortal, perversão sexual e aberração, os homossexuais eram considerados também vítima de castigo divino ou de possessão de entidades malignas. A homossexualidade era assim entendida por pessoas movidas por suas crenças e ideologias (Evite esse tipo de construção no texto dissertativo-argumentativo). A recente tentativa por parte de um grupo de psicólogas (os) defensoras (es) da “cura gay” parece ser um triste exemplo moderno dessa mentalidade discriminatória. (Delimite e desenvolva a ideia central)

A homofobia implica em uma visão equivocada na qual o indivíduo acredita que a heterossexualidade é superior moralmente e vista como normal em detrimento da homossexualidade, que é vista como anomalia. Mesmo o poder judiciário reconhecendo o direito de pessoas do mesmo sexo viverem legalmente em uma união estável, isso não foi o suficiente para cessar a homofobia, pois é notável que a violência física e verbal ainda persiste (Por quê? Desenvolva essa ideia)(Reestruture)

Até mesmo na ciência, décadas atrás, acreditava-se na ideia de que a homossexualidade poderia ser um distúrbio psicológico e que haveria formas de revertê-la. Como exemplo, pode-se citar o matemático Alan Turing, que foi submetido em 1952 a um tratamento com hormônios femininos e castração química. Analogamente, em de 1950 a 1960 um grupo de terapeutas brasileiros aplicou um técnica de “curar” a homossexualidade’’ que tinha com base a exposição de fotos de homens nus a homossexuais enquanto os mesmo recebiam choques elétricos ou substâncias que os faziam vomitar, em seguida eram colocados próximos de mulheres. Os resultados obtidos não foram os esperados, visto que os mesmo não obtiveram a “cura”, pelo contrário, os experimentos contribuíram para o desenvolvimento de traumas psicológicos. (Evite esse tipo de construção. Reestruture as ideias)

Portanto, observa-se que a homofobia ainda é um grande problema no mundo, e no Brasil o revés parece estar em crescimento. Um caminho possível para amenizar essa adversidade seria a aprovação de legislações específica voltada para a inserção e garantia de direitos à população LGBT no sistema jurídico, bem como a sensibilização da sociedade para esse assunto por meio de programas televisivos, como as novelas, as séries e as propagandas, visto que essas são de interesse popular. Essa campanha também poderia ser adota pelas e igrejas. As universidades poderiam abrir mais debates sobre o tema e incentivar os acadêmicos a fazerem pesquisas e escreverem artigos a respeito. (Observe a importância de apresentar a possível solução do problema com os verbos conjugados no futuro)

Comentários do corretor


Reestruture as ideias apresentadas no texto, apresente dados. Além disso, observe que você ultrapassou o limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200