A tolerância e intolerância sexual na atualidade - Banco de redações


Homofobia: um debate contemporâneo importante

Enviada em: 06/01/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A homofobia, que significa repulsa ou preconceito contra a homossexualidade, tem gerado discussões polêmicas entre pessoas que são a favor e contra (Complemente essa ideia). Muitos casos de violência e preconceitos são vistos, mas também manifestações de apoio podem ser notadas na sociedade. (Desenvolva mais parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Um exemplo disso é a indústria do entretenimento, que por meio das novelas, filmes e séries retrata personagens homossexuais de destaque, algo que antigamente não era visto na mídia e que é, em sua maioria, bem aceita pelo público. Também podemos citar a famosa “Parada Gay” que ocorre na capital de São Paulo, no qual muitos participantes não são homossexuais, mas pessoas que querem se divertir e que são contra a homofobia. (Delimite e desenvolva)

Vale ressaltar que existe um projeto de lei (Qual? Cite-a no texto) que tramita nas Casas do Congresso que altera o Código Penal e trata a homofobia como crime no Brasil. Isso se deve aos casos de violência registrados não somente no Brasil (Vírgula) mas no mundo. Podemos  (Evite primeira pessoa) citar a tragédia marcante da boate Pulse (Vírgula) em Orlando, conhecido como clube gay, (Sem vírgula) no qual um atirador assassinou 49 pessoas com um fuzil.

Sendo assim, podemos concluir que homossexuais são uma realidade na sociedade e manifestações de preconceito e violência não podem ser tolerados. A homofobia deve ser tratada com rigor, começando principalmente nas escolas, onde professores e funcionários devem ser capacitados para lidar com casos de preconceito, para que nenhum aluno seja prejudicado no presente ou no futuro. (Proposta de intervenção superficial. Desenvolva mais)

Comentários do corretor


Desenvolva mais as discussões apresentas no texto, visto que estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200