Redação Enem 2017 - Banco de redações


Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Enviada em: 27/12/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A formação educacional de surdos no Brasil é um grande desafio a ser enfrentado. Apesar de garantido por lei o acesso à educação de qualidade, observa-se que o descaso do governo assim como a falta de materiais adequados e profissionais capacitados são grandes entraves para resolver a questão. Somados a isso, surgem os problemas de má aprendizagem e discriminação. 

Atualmente, é evidente a falta de investimentos do governo no setor educacional (Apresente dados que possam comprovar essa afirmação). Nesse sentido, observa-se que a falta de verbas dificulta o processo de obtenção de materiais adequados, como livros em Braille e recursos tecnológicos, (Como assim?) o que provoca uma precariedade do processo de ensino aprendizagem. Aliado a isso, a escassez de profissionais qualificados para auxiliar e comunicar com esses alunos, colabora para a má aprendizagem. (Desenvolva mais as ideias apresentadas)

Além disso, a discriminação é outro desafio a ser enfrentado. Nesse contexto, percebe-se a persistência do preconceito na sociedade, (Sem vírgula) em que, muitas vezes, por serem portadores de características diferentes, acabam sendo agredidos psicologicamente e fisicamente pelos colegas. Em decorrência disso, esses alunos podem desenvolver depressão, (Sem vírgula) e, em alguns casos, até abandonar a escola.

Entende-se, portanto, a urgência de medidas para atenuar a problemática. Desse modo, cabe ao Governo Federal disponibilizar mais verbas para esse setor (Vírgula) a fim de obter materiais adequados, de modo a garantir uma aprendizagem de qualidade. Ademais, faz-se necessário que Ministério de Educação (MEC) promova cursos profissionalizantes para os professores assim como promova palestras nas escolas com o intuito de conscientizar os alunos da importância da aceitação das diferenças.

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200