A educação de surdos no Brasil - Banco de redações


Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Enviada em: 11/12/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A educação deve ser inclusiva, todas as pessoas têm direito ao mesmo tratamento e precisam ser socializadas (Vírgula) até mesmo para evitar que sejam deixadas de lado por algum tipo de deficiência. No entanto, é difícil para os professores que têm esta tarefa de educar, pois, (Sem vírgula) muitas vezes eles mesmos não sabem como lidar com tal situação. E esse é um grande desafio no ensino de surdos, (Sem vírgula) e pessoas com outras deficiências, que é a preparação dos docentes para receber estes alunos em uma escola comum. (Reestruture as ideias apresentadas. Apresente a tese)

Primeiro, o docente deve ter a capacidade de receber este aluno, há cursos que podem auxiliar a melhorar o ensino de surdos, principalmente, ter professores mais habilitados, que saibam a língua de Libras. Também, atividades de inclusão entre o aluno surdo e os demais, para que este aluno se sinta acolhido no meio social e progrida em seus estudos. (Reestruture e desenvolva mais os argumentos)

Outra questão são os próprios familiares. Muitas vezes ao perceber a deficiência de um filho ou parente (Vírgula) logo se supõe que aquela pessoa não irá ter uma vida normal, ter uma carreira profissional de sucesso, etc, o que não é verdade e o surdo precisa ter esse apoio e entender que determinada deficiência não o incapacita de ser um excelente profissional (Reestruture essa ideia). Mas, (Sem vírgula) precisa compreender que com adaptações será possível realizar sonhos e alcançar objetivos.

Logo, observa-se que a maior dificuldade parte tanto do corpo docente como dos familiares e do próprio aluno que às vezes, até mesmo pela falta de conhecimento, não conseguem auxiliar as pessoas com surdez e contribuir com a educação dessas pessoas, além do próprio surdo se sentir inferiorizado com relação aos demais. Qualquer pessoa é capaz e pode alcançar muitos objetivos com o apoio e o ensino eficaz e de qualidade. (Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200