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Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Enviada em: 04/12/2017

Status:

Corrigida
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É comum ver o direito de um deficiente não ser respeitado, muitas vezes as vagas destinadas ao deficiente são ocupadas, não respeitando seu espaço, nos ônibus a porta de subida dos cadeirantes estarem quebradas e motoristas que não param para aquele que tem o direito de fazer sua viagem e assim existem várias formas de deficiência, inclusive a educação para os surdos é uma delas. (Reestruture o parágrafo de introdução. Apresente a tese)

A educação é um direito a de todos os brasileiros e todas as pessoas com deficiência (Pois é uma afirmação presente quando se diz que "é um direito de todos os brasileiros"), é o dever do estado assegurar esse ensino de qualidade, assim como a própria comunidade escolar, as famílias, no entanto, (Sem vírgula) as dificuldades (Quais?) que tem o portador de deficiência auditiva é imensa. (Vírgula) sendo um desafio para sua formação educacional.

A Língua brasileira de sinais (Libras), mesmo sendo a segunda língua oficial do Brasil, nem todas as escolas a oferecem, não tendo professores, monitores qualificados para receberem alunos surdos, as mães desses alunos muitas das vezes não sabem o que fazer, como matricular seus filhos surdos, se muitas escolas não tem infraestrutura para recebê- los. (Evite esse tipo de construção. Reestruture)

É necessário que os direitos dos surdos comecem a serem ser respeitados, que o poder público que é incumbido de assegurar, incentivar etc. cumpra seu papel. As escolas comuns (Vírgula) não apenas as especiais (Vírgula) incluam um número maior desses alunos, mas que estejam preparadas para tal desafio para que eles se sintam incluídas dentro da sociedade, professores preparados para lidar com essas situações. O ideal é que todos surdos ou não não surdos aprendam a Libras, (Sem vírgula) para que haja comunicação. A surdez não é um obstáculo para não se ter educação de ensino de qualidade. Os surdos são tão talentosos quanto (?) e são capazes de se tornarem profissionais qualificados absorvidos por qualquer empresa.
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, desenvolva as ideias apresentadas no texto, porque estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200