Educação para Mudar - Banco de redações


Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Enviada em: 03/12/2017

Status:

Corrigida
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É notório para o país inteiro que só através do ENEM 2017 (Evite esse tipo de construção), (Sem vírgula) que a sociedade brasileira parou para refletir a real situação dos surdos brasileiros. Porque até hoje, só as pessoas que têm contatos com surdos próximos, (Sem vírgula) conhecem suas as necessidades e dificuldades cotidianas. É lamentável que a Libras,( Língua Brasileira de Sinais), está em vigor no Brasil desde 2002 por meio da sanção da Lei n° 10.436, e não houve uma ampla divulgação nos meios de comunicação e nem foi ensinada aos brasileiros (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação. Reestruture essa ideia) para que assim todos pudessem se comunicar de maneira ampla com as pessoas que têm surdez total ou parcial. (Reestruture)

A linguagem é a única maneira de comunicação dos seres humanos, é com ela que nos comunicamos, aprendemos, ensinamos e nos conhecemos, (Evite primeira pessoa)  sem ela fica impossível à a socialização dos povos. Todos devem aprender a Libras para se comunicar com os surdos, já que existe essa ferramenta tão importante, por que não foi incluída de imediato na sociedade brasileira? Por que perdemos 15 anos sem por em prática (Como assim? Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação)? Quem errou? O governo? Os meios de comunicação? As escolas? A sociedade (Evite esse tipo de construção. Apresente argumentos e os desenvolva no texto)

Não importa mais de onde vem o erro, o importante é não errar mais, e começar hoje o que não se pode mais deixar para trás. As escolas devem se preparar para melhor atender os surdos inserindo tudo o que for necessário para a sua total aprendizagem. Chegou a hora de quebrar o silêncio da negligência. E proporcionar de vez a voz da igualdade do saber, garantido a todos o direito de estudar, aprender, se desenvolver e ter acessibilidade adequada em todos os níveis educacionais, para ter um futuro promissor e um mundo mais igual. (Argumentos clichês. Reestruture e desenvolva os argumentos)

A mudança está na atitude da comunidade. Só teremos  (Evite primeira pessoa) escolas inclusivas quando todos fizerem parte dela. Aprendemos mais e nos tornamos pessoas melhores na sala de aula, porque uma nova sociedade pode começar, quando mudamos nossa visão para a compreensão e interpretação. Devemos estimular o aluno a opinar sobre as mudanças necessárias que ele precisa, assim se novas qualidades surgirem (Vírgula) não só na educação dos surdos, mas em toda educação brasileira (Vírgula) todos ficarão satisfeitos. Só a educação muda à a educação com educação. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


"Educação para mudar". Apresente e desenvolva os argumentos. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e elabore um projeto de texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200