- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 27/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sancionada pelo Governo Temer, a controversa reforma trabalhista (Vírgula) de caráter empresarial, alterará profundamente as relações trabalhistas. Dentre as mudança propostas no projeto, destaca-se a flexibilização do trabalho e a redução dos direitos assegurados pelas leis trabalhistas.(Desenvolva mais e apresente a tese)

Se por um lado a reforma prevê que os custos de contratação mais baixos incentivarão a oferta de empregos, por outro lado, (Sem vírgula) ela precarizará ainda mais o mercado de trabalho. Nesse sentido, ao celebrar acordos, o empregado estará sujeito à condições impostas, como o prolongação da jornada de trabalho, que passará de 8 horas diárias para até 12 horas.Soma-se a isso o fato de que a flexibilização e a rotatividade, (Sem vírgula) gerará uma instabilidade no emprego fazendo com que os consumidores reduzem reduzam seus gastos, indo contra um dos objetivos da reforma que é a retomada do crescimento econômico (Argumento falacioso).

Se por um lado a reforma surtirá efeito positivo para as empresas, por outro,(Sem vírgula) os trabalhadores sentirão um impacto negativo (Qual? Desenvolva essa ideia no texto).O projeto dificulta que trabalhadores ingressem em ações judiciais contra as empresas, por exemplo, que em caso de perda, (Sem vírgula) terão que arcar com as despesas do processo, antes bancada pelo Poder Público .Ademais, os acordos negociados prevalecerão sobre a previsão da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), diminuindo, dessa forma, o poder da Justiça Trabalhista.

A polêmica reforma trabalhista, portanto, deve ser melhor dialogada com a sociedade para que possa surtir efeitos benéficos para ambos os lados.Assim sendo, a CLT deve continuar supervisionando e assegurando os direitos trabalhistas para que este não seja banalizado.As leis (Vírgula) por sua vez, também devem se adequar ao panorama atual para facilitar a criação de novos postos de emprego (Reveja essa informação).Além disso, o governo deve buscar alternativas para o crescimento da economia, (Sem vírgula) e ao mesmo tempo, (Sem vírgula) conservar os direitos contribuindo para o bem-estar social. (Reformule)
 

Comentários do corretor


Articule mais as ideias apresentadas no texto. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200