Reforma trabalhista: retrocesso dos direitos do trabalhador - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 27/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As medidas de austeridade que o Presidente Michel Temer tem implantando em sua gestão, (Sem vírgula) não vêm sendo discutida com a população brasileira. A reforma trabalhista é uma dessas medidas que a maioria do eleitorado tem rejeitado, pois a aprovação desta não passou pelo crivo da opinião da sociedade e não agrada a coletividade. (Discussão limitada)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o desemprego (Vírgula) este ano (Vírgula) aumentou e atingiu cerca de 14 milhões de pessoas. De acordo com pesquisas em de 2017 do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), Temer tem apenas 5% da aprovação do eleitorado. O presidente não respeitou a vontade das urnas, cerca de 54,5 milhões de brasileiros que voltaram nas propostas da Chapa Dilma -Temer. (Apenas expõe. De que maneira isso se relaciona com a reforma trabalhista? Deixe essa ideia evidente no texto)

A reforma trabalhista altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e amplia a terceirização (Explique). Desta forma (Vírgula) ocorre a pejotização onde em que deixa de existir o trabalhador para existir a Pessoa Jurídica que terá como conseqüência consequência o fim das férias, décimo, seguro desemprego, dentre outros direitos garantidos pela CLT. Tornando precária as condições de trabalho, infligindo infringindo regras que regulam a relação empregatícia de trabalho (Quais? Dê exemplos), no que tange os direitos que protege as relações trabalhistas e, em especial, a relação de emprego.

O Brasil é signatário das leis e tratados internacionais, (Ponto final) Desta forma (Vírgula) essas medidas vêm desrespeitando o "Pacto de são José da Costa Rica" que preconiza de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, só pode ser realizado o ideal do ser humano livre, isento do temor e da miséria, se forem criadas condições que permitam a cada pessoa gozar dos seus direitos econômicos, sociais e culturais, bem como dos seus direitos civis e político. Os direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal de 1988 vêm sendo violada com essas medidas severas. (Apresente um fato que comprove esse argumento, pois se apresenta de maneira falaciosa no texto)

O governo espera com a reforma trabalhista, acelerar o crescimento da economia. Porém, estas medidas infringem um dos elementos integrantes do Estado que é a finalidade, que visa o bem comum. Viola o princípio da dignidade da pessoa humana, o princípio da autonomia da vontade do individuo pois a estes foram perguntado se deseja tais medidas. O princípio da isonomia (Vírgula)  uma vez que estas medidas estão em desacordo com o artigo 3° inciso I,II,III,IV da CF/1988 – que visa construir uma sociedade livre, justa e solidária, erradicar a pobreza e reduzir a desigualdade, garantir o desenvolvimento nacional e promover o bem de todos, dentre outros.

Portanto, os direitos sociais não podem ser relativizados. É necessário discutir sobre o desenvolvimento econômico nacional, assim como, (Sem vírgula) taxar impostos sobre grandes fortunas, e cobrar os 26 bilhões que Temer anistiou dos grandes latifundiários e Investir em políticas públicas socioeconômicas para garantir uma vida digna e em proporção de igualdade á todos (Cuidado ao afirmar isso. Reformule essa ideia). Estas são possíveis soluções para sanar os problemas que temos em razão da incompetência da Administração Direta. (Reformule)

Comentários do corretor


Os argumentos apresentados no texto são apenas fatos que não estão desenvolvidos. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200