Apenas mais uma desculpa - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 25/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil tem um histórico avassalador na longa jornada de luta dos brasileiros em relação aos direitos que foram conquistados ao decorrer dos anos. Muitos lutaram para conquistar boas condições de trabalho, (Sem vírgula) que os levariam a uma boa condição de vida e retiraria a ideia de que o trabalhador é apenas um tipo de máquina para gerar capital, porém, diversos desses direitos vem sendo banalizados e retirados com a reforma trabalhista sancionada pelo presidente Michel Temer. (Desenvolva mais as ideias centrais)

O país está em uma realidade realmente crítica, já que vem enfrentando uma grande crise desde o final do ano de 2014,  (Ponto final) Em consequência, os impostos ficaram realmente altos e as taxas de desempregos elevaram-se descontroladamente. A reforma veio justamente com a proposta de estimular a economia e gerar vagas de empregos, contudo, (Sem vírgula) ela está apenas mascarando uma forma de beneficiar os grandes empresários, afim a fim de gerar mais lucros.

A reforma trabalhista foi instituída com argumentos de que iria garantir mais flexibilidade aos trabalhadores nas relações sindicais e que a nova legislação seria um avanço para os dois lados, tanto empregadores como empregados, todavia, esta flexibilidade acabará acarretando na redução de direitos assegurados nas leis, beneficiando assim, somente os empregadores (Quais?). A reforma também traz certa insegurança com relação aos sindicatos, já que o desconto de um dia dos trabalhadores passará a ser facultativo com a reforma, com isso, muitas pessoas que trabalham nessa área perderão o emprego, tornando o número de desempregados ainda mais esmagador e diminuindo a força dos sindicatos, tornando mais difícil o acesso que os trabalhadores tem a esse tipo de auxílio.

Essa novas mudanças foram estabelecidas sem um diálogo com a sociedade brasileira, fazendo com que seus pontos negativos ficassem ainda mais visíveis aos olhos da população, formando muitas pessoas contra a esses tipos de mudança. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
 
Para que os problemas econômicos do país sejam realmente resolvidos, não basta criar e modicar leis já existentes, as pessoas acima do poder (Como assim?) devem focar na verdadeira raiz do problema (Qual é a raiz do problema?). Para que a reforma possa realmente vim em benefício do povo brasileiro, é imprescindível levar em consideração o fato de sempre manter a dignidade, conforto e boas condições para o trabalhador, também deve haver comunicação e um acordo com o mesmo (use somente quando houver sentido de igualdade), assim, seriam revistas as leis que desagradam a população de empregados e poderiam ser modificadas para beneficiar não somente trabalhadores como também os empregadores. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


O desenvolvimento de ideias, no texto, está confuso e limitado. Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na progressão de sentido. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200