A reforma trabalhista: uma solução ou problema? - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 25/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que a aprovação da reforma trabalhista pela atual conjuntura política do país remete aos trabalhadores à era da revolução industrial. Porque além de tirar o amparo legal do trabalhador assegurado na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), deixa este sem vez e voz quando diz lhe conceder livre negociação com o empregador. Essa é uma questão que deveria ser amplamente discutida não só em suas necessidades, como também em suas consequências. (Desenvolva mais as ideias apresentadas)

É consenso que as leis trabalhistas sejam anciãs, pois data de 1940, portanto ultrapassada (Vírgula) necessitando,  pois, de reforma, (Ponto final) Porém isso não dá o direito de descartar e sim ajustá-la às necessidades do mercado, sem, contudo suprimir direitos como foi feito (Quais direitos foram suprimidos? Cite-os no texto). Pois, sem poder de negociação e opção de outro trabalho (Vírgula) o trabalhador será submetido ao bel prazer do empregador, sujeitando-se a condições de trabalho insalubres, carga horária extenuante e desumana, exatamente como na revolução industrial.

Além disso, o empregado trabalhará todo o tempo sob pressão devido à falta de segurança referente à nova Lei Trabalhista, o exército de reserva lá fora, férias seccionadas, sem condições de fazer horas extras para melhorar seus rendimentos devido a extenuante carga horária, tudo isso cairá como bomba no organismo do trabalhador o qual responderá com enumeras doenças, tanto no físico como no psíquico. Então o estado terá uma gama grande de trabalhadores enfermos a seus cuidados. (Desenvolvimento limitado)

Em suma, como na revolução industrial houve revoluções entre as classes para que ocorressem as mudanças necessárias em beneficio de empregados empregadores (Como assim?) e, partindo do pressuposto que como naquela época a presente reforma foi imposta aos trabalhadores, fazem-se necessário novas revoluções. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, desenvolva mais os argumentos, uma vez que estão limitados no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200