Adequação das leis trabalhistas - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 25/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Após mais de 70 anos da lei original, a reforma trabalhista vem como atualização necessária para empregados e trabalhadores. Embora as alterações na lei tragam pontos com interpretações controversas, a maior parte das mudanças deve contribuir para uma melhor adequação das atividades realizadas, melhorando a realização das atividades e preservando os direitos dos trabalhadores.  (Desenvolva mais as ideias presentes no parágrafo de introdução)

A nova lei traz pontos que foram polemizados pela mídia e pela população, principalmente em relação aos acordos, que erroneamente foram apresentados como possibilidade de abuso por parte dos empregadores. Entre os acordos está a possibilidade da negociação das horas de trabalho para até 12 horas, e diminuição do tempo de almoço. Ideias que vem sendo divulgadas como um retrocesso, como se o trabalhador fosse ter essa carga horária diariamente. Entretanto, a lei estabelece limites máximos de trabalho semanais (44 horas) e limites mínimos de descanso para aquele caso (36 horas). O que mostra uma interpretação falha sobre o que na verdade é uma flexibilização de horários, os quais podem ser negociados em função da atividade, porém sem retirar os direitos básicos.

Além disso, a reforma trabalhista será positiva para atividades da era moderna que careciam de regularização. Trabalhos como os realizados em casa através do computador estão contemplados, impondo às empresas a obrigação de arcar com a infraestrutura para o trabalhador, o que impede abusos e ao mesmo tempo adequa a atividade. O trabalho em casa, assim como a flexibilização de horas mostram características dessa atualização que trarão mais dinamismo para os trabalhadores. Apesar disso, tanta flexibilização pode causar novos problemas em função de subjetividades dos acordos, mas que se respeitarem os limites legais, preservarão os direitos dos trabalhadores.

Portanto, as mudanças nas leis trabalhistas têm se mostrado (Vírgula) no geral (Vírgula) positivas para o cenário de trabalho atual. A reforma trouxe uma maior flexibilização e ao mesmo tempo procurou resguardar os direitos dos trabalhadores, contribuindo assim para um maior dinamismo nas relações de trabalho. Espera-se que os órgãos de fiscalização atuem a fim de garantir que os direitos trabalhistas sejam preservados, coibindo qualquer abuso ou interpretação errônea da lei. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Apresente fatos que possam evidenciar os argumentos que você utiliza no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200