- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 15/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A característica de país escravocrata se dissolveu de acordo com o tempo e os movimentos sociais. Hoje, nós desfrutamos de muitos direitos e benefícios de pessoas que passaram a sua vida toda os buscando, a caminho da igualdade em nossa Pátria. Os direitos trabalhistas foram concedidos ao longo do tempo através de muito esforço e de persistência em busca de um ofício mais "humano". Desde a greve geral de 1917, as pessoas não se conformavam mais com a forma de trabalho que era suposto, gerando (Vírgula) assim,diversas revoltas. Isso fez com que o presidente Getúlio Vargas, em 1 de maio de 1943, no objetivo de conter a classe trabalhista que se mostrava insatisfeita, criasse a legislação trabalhista, que deu origem ao salário mínimo e a carteira de trabalho, garantiu o direito á a férias remuneradas e vários outros benefícios que são conhecidos por todos.

No Ano de 2017, foi proposto em nosso senado que fizéssemos uma "reforma trabalhista" na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em prol da melhora de nossa economia. A reforma propõe que haja uma negociação entra  entre o empregador e o empregado, isso inclui, (Sem vírgula) diminuição do salário para menor do que um salário mínimo, aumento nas horas de trabalho e diminuição de intervalos. Avaliando a condição da classe trabalhadora Brasileira, quaisquer que fossem os acordos propostos pelos Empregadores, seriam aceitos sem constatação, pois, (Sem vírgula) o brasileiro em todas os seus objetivos, só buscam um sustento para si e para a sua família, não importa as condições, sejam elas desumanas ou não (Reformule essa ideia). O que traz novamente uma característica de "trabalho escravo" para os ofícios em pleno século XXI, e que faz com que se dificulte o seu combate.

A economia pode ser restaurada de diversas formas, e dificultando a classe trabalhista não é uma delas! Uma opção principal para isso é o combate á corrupção que influencia toda a nossa economia, temos como exemplo a eficiência da "Operação Lava Jato", que já realizou muitos feitios feitos para a sociedade, (Sem vírgula) através da investigação de crimes de corrupção; outros projetos como este, ajudariam na restauração da economia deste país que se encontra numa economia decadente. (Desenvolva a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Articule as ideias que são apresentadas no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200