Reforma que pode prejudicar - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 13/08/2017

Status:

Corrigida
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A questão trabalhista originou-se desde os tempos de escravidão, onde foi se aprimorando e desenvolvendo ao longo do tempo. Nos dias de hoje sabemos que o trabalho virou uma necessidade de sobrevivência para o ser humano, pois através dele que vem-se recursos para satisfazer as necessidades cotidianas. O povo brasileiro presenciou nos últimos dias uma reforma trabalhista que já foi aprovada pelo presidente Michel Temer. (Organize as ideias. Apresente a tese)

Entretanto (Vírgula) o grande temor do povo trabalhador brasileiro é se realmente esta reforma irá trazer melhorias para o empregado e não satisfazer somente o empregador. Dentre as novas leis trabalhistas, uma delas é o aumento da jornada de trabalho, aumentando de 8 para 12 horas diárias diminuindo assim o horário de almoço do trabalhador para 30 minutos, isso faz com que o povo tenha um trabalho muito exaustivo. Um outro fator é o banco de horas, onde o empregado não receberá aumento no salário por horas extras, mas sim ganhara "folgas" e isso já é uma vantagem para o empregador (Vírgula) pois ele pode escolher um dia qualquer para dar a folga de seu funcionário. (Desenvolva mais as ideias apresentadas, visto que estão limitadas)

Contudo (Vírgula) a Consolidação das Leis Trabalhistas(CTL) alega que a reforma foi feita, (Sem vírgula) para se atualizar ao século 21 e a economia atual. Essa reforma foi espelhada em um modelo vivenciado na Europa onde não deu certo (Por quê? Explique no texto), então fica a dúvida se aqui no Brasil um país menos desenvolvido irá ser uma solução. (Discussão limitada)

Medidas são necessárias para um melhor esclarecimento da reforma á a sociedade trabalhadora, pois essas leis renovadas (Vírgula) pelo que vemos  (Vírgula) dão vantagens ao empregador, e faz o empregado trabalhar muito mais sem muitos recursos. (Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja como um texto do tipo dissertativo-argumentativo é estruturado. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200