Reforma Trabalhista x CLT - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 11/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Durante a república velha as questões sociais no Brasil eram consideradas um caso de polícia, consequentemente as manifestações populares eram reprimidas pelo estado. Contudo, No no dia 1º de maio de 1943, foi sancionada a legislação trabalhista , Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pelo então presidente Getúlio Vargas; embora houvesse o interesse do estado em conter as massas dos trabalhadores, as leis trabalhistas consolidaram-se em muitos avanços, possibilitando a proteção do trabalhador com jornada de trabalho de 8 horas semanais, férias, regulação regulamentação do trabalho da mulher e do menor e a instituição da carteira de trabalho. (Apresente a tese)

Atualmente (Vírgula) o país atravessa um período de recessão, as taxas de desempregados aumentam em todo território nacional, e por isso (Vírgula) na tentativa de conter a crise econômica e dinamizar as leis consideradas ultrapassadas para o momento atual (Vírgula) foi proposta a reforma trabalhista pelo presidente Michel Temer, aprovado dia 13 de julho. No entanto (Vírgula) desde o seu princípio (Vírgula) essa reforma dividiu o país. Por um lado, os que defendem a reforma alegam que essa seria a única maneira de driblar a crise do desemprego e dinamizar o mercado de trabalho viabilizando as indústrias contratar um numero maior de trabalhadores. Por outro lado, a reforma constitui-se como um regresso, pois permitiria permitirá o abuso dos empregadores aos empregos, e ainda o afrouxamento das leis conquistadas (Quais? Dê exemplos).

Vale ressaltar que a questão da terceirização dos serviços é um dos pontos mais polêmicos da lei. Segundo alguns especialistas: (Vírgula) a ampliação da terceirização, ou seja, a contratação de autônomos de forma irrestrita e a possibilidade de aumentar a jornada de trabalho afetam o combate ao crime do trabalho escravo. Além disso, afastaria o trabalhador daquele que é o empregador verídico diminuindo a responsabilidade dos mesmos e dificultando a efetivação dos direitos trabalhistas, ademais as pesquisas revelam que os terceirizados recebem menos e trabalham mais que os empregados diretamente. Sendo assim, portanto, (Pleonasmo) a precarização das condições de trabalho è é um problema que pode se agravar futuramente.

Fica evidente, portanto, que a reforma trabalhista é um tema bastante complexo. Ao propor algumas mudanças nas leis trabalhistas apresenta-se como uma ameaça aos direitos dos trabalhadores, a exemplo dos acordos coletivos de trabalho definidos entre as empresas e os representantes dos trabalhadores que poderão se sobrepor às leis trabalhistas definidas na CLT em pontos específicos como salário e jornada de trabalho, além disso, (Sem vírgula) existe a possibilidade de precarização das condições de trabalho, caso não haja a responsabilidade patronal e a fiscalização do estado. Por isso, é necessário que o estado fiscalize as grandes empresas que em sua maioria possui mão de obra terceirizada para que todos os direitos dos cidadãos sejam cumpridos com responsabilidade e, assim o trabalhador possa valer mais que uma parte da produção.
 

Comentários do corretor


Reveja pontuação. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200