Desde os primórdios (Expressão clichê) até atualmente, os homens nascem e crescem vendo seus pais e familiares trabalharem, os mesmos (Use somente no sentido de igualdade) ao atingir uma determinada idade seguem os passos da família para que haja sempre melhorias nos ambientes de trabalho, pois a cada geração existe avanços tecnológicos e consequentemente novas idéias. O Brasil está sofrendo diversas mudanças com as alterações na CLT (Constituição das Leis do Trabalho), visto que elas servirão para acompanhar os avanços tecnológicos do século XXI trazidos junto com a globalização.
A reforma tem como principal objetivo organizar as contas públicas que não só agradam os políticos (Vírgula) mas também todos os brasileiros, pois a partir do momento que o país se encontra no meio de dívidas ocasiona retrocessos nos avanços em diversos setores, como: educação, saúde e transporte público. As dívidas impedem o investimento prejudicando desta forma a sociedade e deixa o Brasil cada vez mais atrasado em relação aos outros países. Além disso, a reforma tem a intenção de proporcionar novos empregos, estimulando a economia que está passando por um período de crise por influência dos problemas políticos do país.
Contudo, as pessoas que são contra a reforma trabalhista alegam que ela permitirá a negociação da jornada de trabalho podendo se tornar algo extremamente cansativo, (Sem vírgula) por causa da comparação das horas de descanso que são inferiores as horas trabalhadas (Vírgula) e muitos afirmam que faltou diálogo, ouvir o povo, já que estes estão sendo beneficiados ou não dependendo do ponto de vista. (Discussão limitada)
Logo, é evidente que as novas reformulações feitas pelo governo, entre elas a reforma trabalhista (Vírgula) trouxeram consigo diversas dúvidas, aprovações e indignações. Porém, toda mudança apresenta lados positivos e negativos, mas está esta reforma (Vírgula) mesmo com opiniões controversas (Vírgula) era necessária (Explique o porquê, pois essa ideia não está tão evidente no texto). O Brasil precisa mudar e as pessoas devem pensar de forma coletiva para o bem comum de todos. No entanto, aqueles que são contra a reforma estão certos em determinados ponto de vista, pode- se afirmar que faltou diálogo, o povo deveria ter sido mais participativo, mas com a reforma já aprovada apenas resta a avaliação de todos e caso a proposta original desvie o seu objetivo o povo deverá protestar, porque é apenas através da voz que as pessoas são ouvidas e contestar o que está sendo prejudicial para que deste modo o país sempre melhore com as suas mudanças.
Comentários do corretor
A argumentação está limitada. Além disso, apresenta problemas na construção de sentido. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |