- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 06/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Diante da situação econômica estarrecedora, o Governo Federal ver-se vê-se obrigado a fomentar a reformulação na Consolidação Das Leis do Trabalho – CLT. Nesse contexto, a nova lei trabalhista foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Temer. Assim, em relação aos impactos que o texto normativo trará para a sociedade, pode-se enfatizar que será benéfica, pois a sociedade encontra-se em constante mutação, e a reforma encaixa o país a esse novo contexto social entre proletariado e burguês. (Organize as ideias presentes no parágrafo de introdução)

Isto posto, é relevante o quanto a reforma trabalhista facilitará as relações entre empregado e empregador. Nesse sentido, entre os principais pontos da norma, tem-se a regulamentação do teletrabalho e a terceirização, que são atividades existentes na sociedade, mas não integravam o seio protetivo do Estado. Com o teletrabalho, a empresa poderá contratar o trabalhador sem a necessidade de vínculo empregatício, isso facilitará o atendimento de remessas urgentes. Além de tudo, essa atividade será paga por horas trabalhadas, não podendo ser inferior a uma hora do salário mínimo. Em outro ponto, encontra-se a terceirização, que já era utilizada em alguns setores da segurança e limpeza, e diante da reforma passou a integrar outros setores empresariais.

Além do mais, a reforma trabalhista impactará de forma positiva contra o desemprego que acomete 12 milhões de brasileiros. Sendo assim, novos postos de trabalhos serão criados, tanto nas industrias, como no empreendorismo. Outrossim, as relações de burgueses e laborados irão melhorar, tendo em vista, a facilitação do acordo individual fomentado pela nova legislação. Ademais, a não obrigatoriedade da contribuição do imposto sindical, (Sem vírgula) desarticulariza organizações criminosas que não ajudam a classe trabalhadora, porque visão visam apenas o enriquecimento ilícito.

Destarte, a lei trará grandes benefícios para a sociedade. Assim, faz-se necessário, (Sem vírgula) a mídia propagar em seus tele jornais telejornais o que seria a lei de reformas trabalhista, deforma de modo a mostrar para população o seu verdadeiro sentido. Além disso, os empregadores devem esclarecer para seus funcionários o que muda na lei, de maneira a fornecer para o laborado auxílio para buscar seus direitos e cumprir deveres. Só assim, a sociedade caminhará rumo ao progresso.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, mas limitadas. Reveja coesão e coerência. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200