- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 06/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O trabalho comunal primitivo- adotado pela comunidade pré-histórica e tribos indígenas antigas -, caracterizado como um trabalho coletivo, evidencia uma das formas de atividade que o ser humano buscou como modo de sobrevivência. A partir de então, a sociedade foi se configurando aos diferentes métodos de trabalho conforme a sua realidade e , ao mesmo tempo, buscando reformas trabalhistas de modo a aprimorá-las para seu bem estar e amenizar os aspectos exploratórios e arcaicos. Nesse contexto, pode-se afirmar que faz-se necessário o surgimento de reformas no campo trabalhístico, sob condição de atender as necessidades de ambos os lados- patrão e empregado-, de forma que uma não se sobressaia a outra. (Ótima introdução)

Em primeira instância, cabe ressaltar que a atual reforma trará alterações positivas no que tange as relações de negociações entre empresário e funcionário, isto é, uma maior integralização e diálogo entre ambos. Comprova-se isso por meio da facilidade que o empregador e o empregado terão para estabelecer acordos e se ajustar as suas necessidades, tendo como base uma legislação trabalhista mais flexível (Por quê? Dê exemplos), a qual permitirá que essas mudanças possam ser feitas. Dessa forma, vê-se que tal projeto intensifica a configuração dos interesses do empresário e funcionário, corroborando na construção de uma relação de trabalho mais adaptável conforme as necessidades.

Não obstante, convém frisar que a adoção de tal reforma desprovida de segurança e regulamento pode abrir portas para um modelo de trabalho exploratório, impulsionado pelo ritmo frenético das indústrias do século XXI. Isso pode ocorrer devido a algumas possibilidades que tal reforma impõe, tais como ampliar horário de trabalho para 12h diárias, como também reduzir os intervalos de descanso do trabalhador, favorecendo, portanto, os interesse empresariais. Diante disso, percebe-se a necessidade de regulamentações dessa nova legislação trabalhista, de forma a evitar que haja reduções nos direitos trabalhistas do profissional.

Destarte, urge a necessidade de meios para atenuar as problemáticas que residem na tal reforma. É imprescindível que o ministério do trabalho fiscalize os acordos que ocorrem entre empresários e trabalhadores , por meio de diálogos entre esses dois agentes para que se evite medidas radicais adotadas tanto pelo funcionário, quanto pelo patrão. Além disso, é essencial que tais reformas sejam discutidas entre os legisladores e sociedade para um esclarecimento entre a população , por meio da mídia – programas jornalísticos, revistas e jornais-, como também nas escolas para que os jovens, desde a tenra idade, se tornem futuros cidadãos cientes de seus direitos. Feito isso, poder-se-á refletir o que a célebre frase do Immanuel Kant propõe: “ O ser humano é aquilo que a educação faz dele”.

Comentários do corretor


Excelente texto. Continue exercitando a sua escrita. Você está no caminho.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     1000


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200