Reforma Trabalhista: retrocesso - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 04/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)  (Vírgula) por Getúlio Vargas (Vírgula) foi um grande avanço para a classe trabalhadora. A Reforma Trabalhista proposta pelo governo Michel Temer atualmente, no entanto, representa um retrocesso a essa conquista. Nesse sentido, convém considerar alternativas mais viáveis. (Discussão limitada)

Até a implantação da CLT no Brasil, (Sem vírgula) as condições de trabalho eram deveras precárias: não havia limite de jornada de trabalho, a exploração da mão-de-obra mão de obra infantil não era ilegal, entre outros. Com essa lei, houve um fortalecimento também da Justiça do Trabalho que atua como mediador para os conflitos laborais. Porém, com a criação da Reforma Trabalhista atual, (Sem vírgula) as conquistas da referida lei fica praticamente como letra morta.

De fato, quando não há a prevalência da lei e sim o acordo entre empregados e empresários como propõe a reforma do governo vigente, as relações de trabalho voltam a se tornar precárias. Isso (Vírgula) porque, o trabalhador corresponde a parte mais fraca na relação trabalhista e não há como sua vontade prevalecer sobre a do empregador. (Discussão limitada)

Além disso, essa reforma foi proposta de maneira totalmente arbitrária, não considerando a parte mais prejudicada: a classe trabalhadora. É claro que é necessário encontrar meios para levantar a economia do país, como argumenta o governo federal, mas se isso representa diminuir a qualidade de vida de milhares de pessoas, com certeza não se trata da melhor opção.

Nesse sentido, são necessárias medidas que solucionem esse impasse. O governo federal, (Sem vírgula) deve sim reformar a legislação trabalhista no que for extremamente necessário, mas devendo (Vírgula) para isso, consultar todos os envolvidos de forma que haja consenso e torne os resultados viáveis. Ademais, outras alternativas devem ser consideradas, como a reformulação do salário dos parlamentares, que deve corresponder à realidade brasileira e não ser um dos maiores do mundo como é hoje. Dessa forma, o país pode voltar a crescer economicamente sem retroceder em direitos históricos adquiridos.

Comentários do corretor


Discussões limitadas. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, visto que isso auxiliará no desenvolvimento das ideias. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200