- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 22/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), guerras e tensões políticas em continentes como a África e a Ásia já obrigou mais de 60 milhões de pessoas a deixarem suas nações de origem. Entre as causas dessas imigrações destacasse destaca-se: o aumento da violência, a fome e o terrorismo. Além disso, a xenofobia é um desafio a ser enfrentado tanto por quem pleiteia asilo quanto por quem já conseguiu. Logo, ações que busquem resolver esse impasse são necessárias, visto que diversos direitos humanos estão sendo desrespeitados. (Boa introdução)

As Restrições em aceitar a entrada de refugiados impedem que muitas vidas sejam salvas. O direito de pedir refúgio é previsto na convenção de 1951 (Ponto final) Contundo Contudo, ainda há muita resistência em receber imigrantes (Vírgula) principalmente de países desenvolvidos (Desenvolva mais essa ideia no texto). Seus representantes se valem muitas vezes de argumentos xenofóbicos (Quais?) para justificar suas decisões. Não tendo o meio legal (Vírgula) muitos são forçados a optar pelo ilegal; atravessando as fronteiras a pé ou em embarcações. (Vírgula) sendo a última a causa de dezenas de mortes veiculadas pela mídia internacional todos os dias.

A Xenofobia não é empecilho somente para a imigração (Vírgula) mas também para a adaptação desses estrangeiros. Casos de violência verbal e física são frequentemente relatados. Isso se deve a ignorância de muitos em acreditar que essas pessoas nada têm a acrescentar. O que deveria ser refletido é que ainda que inicialmente receber um número considerável de refugiados possa abalar a economia de um país, posteriormente pode haver benefícios como aponta o FMI (Fundo Monetário Internacional).

Portanto, medidas podem ser tomadas na tentativa de minimizar o sofrimento desses indivíduos. Cada nação que se disponibilizar a recebê-los deve colocar seus respectivos órgãos de defesa, a polícia e todas as autoridades responsáveis empenhadas em dar todo o amparo em relação as agressões sofridas, investigar os casos e punir os responsáveis de acordo com a lei. Ademais, abrir as portas dos centros de ensino para que refugiados se capacitem para o mercado de trabalho, conheçam a cultura local e troquem experiências com a população nativa pode melhorar a receptividade aos novos habitantes. 

Comentários do corretor


Exemplifique algumas ideias apresentadas, pois podem ficar "soltas" no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200