Acolhimento Social - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 22/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mundo assiste a um cenário triste na Europa: a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. Pessoas que fogem de seu país de origem para tentar sobreviver e acabam até mesmo morrendo no caminho, como foi visto na foto chocante do menino encontrado em uma praia após um naufrágio, enquanto outras encontram um lugar para viver e acabam sendo rejeitadas pela sociedade. (Apresente a tese)

É difícil para os países que recebem tantos imigrantes em massa (Vírgula) porque não estão preparados economicamente para abrigar tantas pessoas em tão pouco tempo, mas também é extremamente duro para esses refugiados que abandonam seu país, perdem familiares e ainda acabam por sofrer xenofobia no país que se refugiam. Alguns países, a exemplo do Estados Unidos, veem a solução em muros para evitar movimentos migratórios, enquanto outros decidem acolhê-los.

Esse é o caso do Brasil, onde os principais imigrantes são os Haitianos. A maior causa disso é o acolhimento humanitário que o país adota integrando-os na sociedade, oferecendo emprego formal e concedendo a documentação necessária. Isso possibilita a mudança de vida dessas pessoas que, em seu país de origem, sofreram alguma instabilidade institucional, calamidade ou violação dos direitos humanos (Dê exemplos dessa situação).

Portanto, é extremamente necessário que os países que recebem imigrantes os integrem à sociedade, permitindo não só o crescimento econômico do país, mas como também a mudança de vida dessas pessoas, fazendo com que assim todos saiam ganhando. Além disso, é preciso que promovam campanhas contra a xenofobia, reforcem a igualdade institucional, a tolerância e celebração a outras culturas. (Dê exemplos do que pode ser feito, pois a proposta de intervenção está limitada)
 

Comentários do corretor


"Acolhimento social".

O texto apresenta ótimas discussões. No entanto, precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200